Funed – Trabalhadores aprovam a proposta do governo

Depois de meses de luta os trabalhadores da Fundação Ezequiel Dias aprovaram, na assembleia do dia 15 de setembro, a contraproposta do governo do pagamento de 20 cotas de GIEF’s Especial (Gratificação de Incentivo à Eficientização dos Servidores), no valor fixo de R$12,00 (doze reais) pagas no período de setembro de 2009 a dezembro de 2010.

“A medida tomada pelo governo a proposta que era de 30 cotas, não traz a satisfação dos trabalhadores da Funed. Ainda que esta medida tenha sido aprovada temos uma pauta de reivindicação que foi protocolada e que continuará a ser discutida na mesa de negociação, cuja reunião marcada para o dia 24 de setembro às 9h na Secretaria de Estado da Saúde, também será negociada com os próximos governantes eleitos”, discursou o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, para que os trabalhadores continuem na luta para conquistar o objetivo inicial do movimento, o reajuste salarial e um melhor plano de carreira.

Balanço do movimento

Os trabalhadores consideram a aprovação da contraproposta uma vitória do movimento, já que inicialmente pedia-se 30 cotas, mas, o governo pagaria por apenas 6 meses e o seu valor não era fixo. Porém, o movimento fortaleceu ao logo das ações por meio da participação massiva dos trabalhadores. Este movimento unificado fez com que uma proposta fosse construída atendendo assim, em parte, os anseios da categoria.

Durante este processo muitas perseguições aconteceram. O processo administrativo que alguns trabalhadores estão sofrendo demonstra a truculência da gestão.

O sindicato vem mobilizando os trabalhadores da Funed, juntamente com os trabalhadores da FHEMIG, Hemominas, SES e demais categorias do funcionalismo público a participarem da mobilização no dia 07 de outubro, com a concentração na Praça Afonso Arinos a partir das 13H, quando o conjunto dos trabalhadores vai cobrar do governo o reajuste salarial dos servidores púbicos.

Comunicação Sind-Saúde/MG “Fazendo na luta a força dos trabalhadores!”