Funed: almoço de resistência

Ainda sem nenhuma proposta do governo para colocar fim à greve, trabalhadores(as) ocupam restaurante da Fundação e seguem denunciando descaso.

Capa

Hoje, a mobilização dos(as) trabalhadores(as) da Funed ganhou outro espaço da Fundação. Os(as) grevistas decidiram participar de um almoço especial em comemoração ao dia das mães no restaurante da Fundação. Mas não foi um almoço comum. Vestidos(as) de preto, os servidores(as) quiseram denunciar a descaso da gestão e do governo com as pautas apresentadas. A fila em frente ao restaurante retratou bem o clima de luta e luto. A maioria era trabalhadores(as) que há 19 dias estão resistindo nesta greve. Dias de sol, chuva, passeatas e o constante descaso de um governo que não consegue perceber a importância da Fundação para a saúde pública.

Foto 4

O ato de hoje, em um almoço dedicado às mães, também fortalece a importância dessas mulheres presentes na luta. Trabalhadoras que são a grande base da construção cotidiana da saúde pública. Entre todas as pautas, sabemos que a redução da jornada para 30 horas pode ser considerada uma vitória em dobro para as mulheres, que normalmente estão submetidas a uma jornada desgastante, que se estende à casa.

O descaso continua

A gestão da Funed e o governo ainda não apresentaram uma proposta concreta que atenda as reivindicações. Um descaso não só com os(as) trabalhadores(as), mas com a sociedade que depende dos serviços da Fundação.

Em matéria publicada hoje pelo “Hoje em Dia”, a gestão afirma que a terceirização deve ser uma saída ao atraso na produção devido à greve. Uma postura que prova a negligência dessa gestão com o fortalecimento do serviço público.

Foto 2

Ameaças

O Sind-Saúde informou que já existem denúncias de ameaças e intimidação com trabalhadores(as) que estão aderindo à greve. O Sindicato alerta a todas(os) grevistas que a paralisação é um direito do(a) trabalhador(a) e que esse tipo de perseguição é assédio moral.

Negociações

Hoje a comissão de greve mantém uma agenda de negociação. Às 16h será realizada uma reunião o deputado Rogério Correia, na Assembleia Legislativa.

Na segunda, será realizada nova assembleia em frente ao prédio da presidência, às 09h – concentração começa a partir das 08h.

Foto 3