Fechamento do atendimento odontológico unidade IRS

Fhemig anuncia fechamento de serviço odontológico para atendimento de pacientes portadores de doença mental

IRS 4

Sem diálogo com o sindicato e com os trabalhadores, direção do Instituto Raul Soares anunciou o fechamento do serviço odontológico alegando não ter como mantê-lo devido ao sucateamento dos equipamentos e ao baixo número de atendimento de pacientes.

Diante disso, o Sindicato se reuniu com a direção do hospital na tarde de ontem (08/05) para dialogar com a gestão acerca da importância da manutenção desse serviço.

Foi informado pela direção do IRS que os equipamentos serão transferidos ou removidos e que o atendimento dos pacientes terá que ser feito na atenção básica (ambulatorial). Mesmo com acordos firmados há anos, inclusive no atendimento de crianças e adolescentes do CEPAI (Centro Psicopedagógico), o serviço do IRS possui dois dentistas, mas somente um será transferido. A gestão alega que o outro servidor continuará na unidade pois ocupa cargo de gestão na unidade.

IRS 2

Mesmo existindo uma equipe qualificada para a realização do serviço odontológico, somente o trabalhador referido foi dispensado e _ de maneira desrespeitosa_, o servidor que há mais de 20 anos se dedica ao serviço público deverá “procurar um lugar para trabalhar”.

O Sindicato avalia que o processo de transferência deste servidor foi realizado de maneira muito equivocada já que não basta apenas informar e, à revelia, deixar que o trabalhador providencie nova lotação.

O Sind-Saúde informou à direção da unidade que não aceitará nenhum tipo de encerramento de atendimento ao usuário do SUS e reforçou que o diálogo com o governo deve ser essencial no sentido de manutenção dos mesmos.

O Sindicato já providenciou que a discussão seja incluída na pauta da próxima reunião da Mesa Permanente de Negociação do SUS que ocorrerá no próximo dia 18/05/2017 além de encaminhar à denuncia também ao Conselho Municipal de Saúde e Conselho Estadual de Saúde e irá cobrar dos representantes do governo de Minas Gerais e dos representantes da Fhemig um posicionamento.

IRS 3