Esmeraldas na luta

Trabalhadores(as) da saúde se organizam através do Sind-Saúde por garantia de direitos e melhores condições de trabalho

14 Esmeraldas 03

Sem planos de carreiras, com desvalorização salarial, os(as) servidores(as) da saúde de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, viram na organização sindical uma saída para unir a categoria e buscar conquistas. Foi neste contexto que servidores(as) da saúde da cidade entraram em contato com a direção do Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) Núcleo Betim para dar início a luta por melhorias nas condições de trabalho. A assembleia dos(as) trabalhadores(as) que reconhece a representação do Sind-Saúde aconteceu na última quarta-feira (14/09) na Câmara Municipal de Esmeraldas.

14 Esmeraldas 01

A assembleia também serviu para tirar dúvidas dos(as) servidores(as) em relação aos seus direitos e a perspectiva de lutas na cidade. Além das explicações da direção do Sindicato, o departamento jurídico também orientou os(as) trabalhadores(as). Com uma assembleia bastante participativa, a categoria da saúde apontou diversos problemas e conflitos que devem nortear o inicio das negociações com governo municipal.  Entre eles, salário e auxílio-transporte atrasados, falta de plano de carreiras, o assédio moral e a falta de diálogo com a gestão, a ausência de mesa de negociação do SUS dão ideia da urgência da mobilização dos(as) trabalhadores(as) na cidade.

14 Esmeraldas juridico

Ao final da assembleia, uma comissão foi constituída para organizar dar encaminhamentos e organizar a luta categoria.

Para facilitar a comunicação entre os(as) trabalhadores(as) da saúde de Esmeraldas e o Sind-Saúde foi criado um grupo no aplicativo whastapp. Aos servidores interessados, favor entrar em contato com o Sind-Saúde Núcleo Betim ou representantes locais dos trabalhadores.

14 Esmeraldas fotofinal