Discussão sobre cooparticipação no Ipsemg fica para 2013

Em reunião do Comitê de Negociação Sindical (Cones) desta quarta-feira (05), a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Jomara Alves informou que a proposta de instituição de cobrança por cada consulta (a chamada “cooparticipação”) começará a ser discutida em 2013. Desde o início das mudanças no Instituto, o Sind-Saúde foi contra essa cobrança e continuará defendendo que o Estado aumente sua parcela de contribuição para ajudar a manter o Ipsemg e não que o servidor seja ainda mais penalizado.

Na reunião, Jomara apresentou para os sindicatos os resultados das mudanças empreendidas no Ipsemg desde a implantação do novo modelo de assistência e disse que o Instituto precisa de alternativas para garantir a sustentabilidade da instituição, como cobrar dos filhos até 21 anos, passar os precatórios e dívidas para o governo e absorver empresas como MGS e Prodemge para a sustentabilidade do Instituto. O diretor do Sind-Saúde, Renato Barros solicitou que essas novas propostas de alternativas sejam enviadas para os sindicatos para melhor apreciação pelo Sind-Saúde, que inicialmente é contra. “Não podemos colocar terceirização dentro do Instituto. Tem é que ser feito concurso público para todo o Estado, inclusive para o Ipsemg, para repor a força de trabalho”, disse Renato.

Os sindicalistas relembraram que nos outros Estados onde existe instituto de previdência própria, o governo contribui com, pelo menos, o mesmo tanto do montante que é pago pelos servidores. Em Minas Gerais, ao contrário, o governo contribui com metade do que pagam os servidores. A melhor e mais justa saída, portanto, não é penalizar ainda mais os servidores, mas aumentar a parcela de contribuição do Estado, que foi o grande responsável pela precarização do Ipsemg nos últimos anos.

Melhorias no Ipsemg
A presidente do Instituto informou que nos últimos meses foram contratados novos médicos e novos prestadores de serviços, leitos foram abertos e foram e estão sendo feitas mudanças nos sistemas de informatização. Clique aqui para acessar o mapa das unidades de Pronto Atendimento.

Porém, vários problemas da assistência continuam prejudicando os beneficiários, como dificuldade para marcação de exames, demora nos Sistemas Médicos de Urgência para transferência de pacientes, falta de profissionais e hospitais superlotados.

Próximas reuniões
Como a reunião foi de apenas uma hora e meia e a presidente do Ipsemg surpreendeu os sindicalistas com novas propostas, o tema não foi discutido adequadamente, e uma reunião extraordinária foi marcada inicialmente para o dia 19 de setembro, às 10h30.

A próxima reunião ordinária do Cones será no dia 26 de setembro para discutir a política remuneratória, com os secretários de planejamento, Renata Vilhena e da fazenda, Leonardo Colombini.

00000reuniao cones ipsemg1.jpg

00000reuniao cones ipsemg2.jpg