Barragem de Brumadinho: Dois anos de dor e impunidade

Nesta segunda-feira, 25/01, completam-se 2 anos da tragédia criminosa das empresas Vale e Tuv/Sud em Brumadinho, atingindo dezenas de municípios ao longo da Bacia do Rio Paraopeba.

É preciso que a data lembre a magnitude das consequências deste crime e que não se possa aceitar a impunidade. É preciso lembrar que até hoje, ninguém ainda foi condenado. Foram 272 vidas perdidas, 11 ainda não encontradas. São famílias e cidades inteiras impactadas.

São dois anos de negligência, descaso e impunidade de um crime que devastou centenas de vidas e deixou graves danos ambientais à natureza e à bacia do Rio Paraopeba. E a mineradora segue impune e lucrando bilhões, enquanto os atingidos não tiveram nem mesmo uma reparação plena e digna.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, os atingidos na bacia do Rio Paraopeba continuam lutando por justiça e participação social nas negociações com a Vale. Mesmo sendo ré, a mineradora dá as cartas e dita as regras nas audiências sobre o acordo com o governo Zema.

O Sind-Saúde mais uma vez expressa solidariedade e apoio às famílias das vítimas e clama por justiça e pelo fim da impunidade.

O Sind-Saúde, junto à outras entidades, assinou o manifesto de apoio à Matriz Emergencial da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social – AEDAS. Leia na íntegra no link: https://www.aedasmg.org/post/dezenas-de-entidades-assinam-carta-de-apoio-%C3%A0-matriz-emergencial-acesse-na-%C3%ADntegra