Vitória dos Trabalhadores!
Sind-Saúde reúne com governo e Fhemig retorna com alimentação na Administração Central e assegura Ajuda de Custo
O impasse que motivou uma ocupação de trabalhadores na Administração Central da Fhemig teve fim e a alimentação dos trabalhadores da ADC será reposta a partir do dia 13/01. O Sind-Saúde reuniu com a Comissão de trabalhadores, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, representantes da Secretaria de Planejamento de Gestão e o presidente da Fhemig, nesta sexta-feira, 10/01, onde ficou definido a situação em período transitório.
Por intermédio da Seplag, a alimentação dos trabalhadores da Administração Central, será fornecida através do contrato já existente do Hospital João Paulo II, que passará a servir 300 refeições diárias conforme cardápio da empresa Family. No acordo firmado entre trabalhadores, sindicato e governo, essa alternativa será feita durante 60 dias com possibilidade de mais 30 prorrogáveis. A justificativa é que enquanto isto, a Fhemig encontrará outra maneira definitiva para efetivação de contrato próprio para a ADC.
Para a diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas, a decisão foi uma boa alternativa, pois para o prazo de novo contrato o tempo seria maior, enquanto os trabalhadores ficariam prejudicados. “A alternativa encontrada foi a melhor saída. Até os aquecedores para a conservação da alimentação estavam danificados, a Fhemig teve que pegar da Casa de Saúde Padre Damião e colocar na Administração Central”, considerou Neuza Freitas.
O Sind-Saúde mais uma vez agradece e parabeniza todos os trabalhadores que se somaram nessa forte mobilização em busca do direito básico da alimentação, e se coloca sempre à disposição e ao lado dos trabalhadores nas pautas que os interessam.
Ajuda de custo
Seplag solicitou as metas revistas sobre o que já foi encaminhado pela Fhemig. E comunica que a a publicação das Resoluções Conjuntas está prevista para o final do mês de janeiro/2020. Deixou claro ainda, que, não haverá interrupção do pagamento da indenização, tendo em vista que o mês de dez/2019 será base para o mês de janeiro. (Veja na publicação comunicado do governo)
13º Salário
Representantes do governo informaram que haverá uma reunião com todos os sindicatos dos servidores estaduais para discussão sobre o pagamento do 13º salário. Segundo a assessoria, o governador pretende pagar de forma integral até março/2020, no entanto, ainda não há essa confirmação.