Vitória ACS e ACE de Neves: 406 empregos garantidos!

A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves foi palco, nesta quarta-feira (14/05/2024), de uma grande vitória não só dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) da cidade, mas também de toda a população nevense que teve a garantia da continuidade do trabalho dessa categoria na atenção primária do SUS. A conquista veio após uma batalha travada em defesa de 406 cargos de ACS e ACE que estavam na mira da prefeitura de Neves para serem sumariamente extintos. Em audiência pública, acompanhada por uma multidão de Agentes, a gestão voltou atrás depois do Ministério Público afirmar que não existe nenhuma recomendação do órgão para exoneração dos trabalhadores. O resultado da reunião foi comemorado com muita emoção pelos presentes, choros se misturavam a sorrisos em um sentimento coletivo de vitória. Assim como na história bíblica, ali estavam inúmeros Davis contra Golias: trabalhadores que foram às ruas com a certeza que a luta era enorme, mas a causa era infinitamente maior:

Agentes de Neves garantem empregos e direitos com mobilização emocionante