Validação de diploma estrangeiro de médico é tema de audiência

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional retoma nesta quinta-feira (29) a discussão sobre a revalidação de diplomas de médicos graduados no exterior. 

Em agosto deste ano, em seminário promovido pela comissão, especialistas do Chile e da Holanda afirmaram que os países precisam ter menos burocracia para reconhecer os diplomas universitários de outras nações.

Debatedores 
Foram convidados para participar do debate desta quinta o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação, Francisco Eduardo Campos; e a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Ana Stela Haddad. Ambos do Ministério da Saúde.

Em junho deste ano, Ana Stela Haddad participou de debate na Câmara sobre a proposta do governo de realizar um processo de validação de diplomas específico para estudantes egressos da Escola Latino-Americana de Ciências Médicas (Elam), de Cuba. Stela Haddad explicou que o objetivo do projeto-piloto é testar a metodologia de avaliação. Segundo ela, a formação em Cuba mantém a unidade em todo o país e o grupo de estudantes brasileiros formados em território cubano é pequeno, o que permitira testar a metodologia de avaliação.

A audiência pública, proposta pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC), será realizada no plenário 3 a partir das 10 horas.

Fonte: Agência Câmara