Uso de uniforme fora de hospitais pode ser proibido

Com a finalidade de evitar infecções e transmissões de possíveis doenças contagiosas, está em tramitação o Projeto de Lei (PL) 65/11, sob votação no 1º turno na Assembleia Legislativa nesta última quarta-feira (2/04). O projeto possui a finalidade de proibir a utilização dos uniformes dos trabalhadores de saúde fora das dependências hospitalares e áreas correlatas.

A PL em tramitação indica que a proibição dos uniformes fora da área hospitalar, se refere às medidas de biossegurança dos trabalhadores de saúde. Sendo concretizada e sancionada, o projeto determina a interdição da saída dos trabalhadores das dependências hospitalares com suas devidas vestimentas e instrumentos de trabalho ao corpo.

Assim, mediante a sanção do projeto de lei, o Sind-Saúde-MG ressalta que ficará determinada a OBRIGAÇÃO dos respectivos
hospitais e demais locais hospitalares, se preocuparem e desenvolverem o empenho na manutenção dos trabalhadores sob o uso adequado das vestimentas somente no local de trabalho. Como também a necessidade de oferecer aos trabalhadores a disponibilização de mais uniformes e vestuários adequados, onde os trabalhadores possam efetuar a troca de roupa na hora de entrar e de sair do recinto de trabalho com segurança. Visto que muitos trabalhadores estão expostos sem equipamentos de proteção além de realização de arcarem com a confecção de novos uniformes por conta própria.