Trabalhadores fazem manifestação contra o fechamento das creches da Fhemig

Com indignação os trabalhadores e trabalhadoras da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), se mobilizam para uma manifestação na próxima quinta-feira (25/01), em frente ao Hospital João XXIII, às 8h da manhã. O motivo é contra o fechamento das creches da Fhemig e as incansáveis tentativas do governo, de privatizar e precarizar o sistema público de saúde de Minas Gerias. Romeu Zema cada vez mais se mostra a que veio, demonstrando da forma mais desumana que não poupa nem mesmo as crianças.

O absurdo é tão grande e começa pela creche do Hospital Galba Veloso. A pretensão da gestão é transferir 59 crianças da creche Abelha Zum Zum do Hospital Galba Veloso, no bairro Gameleira, para a creche do Hospital Raul Soares, no bairro Santa Efigênia, quase 10 km de distância. Atualmente, a Abelha Zum Zum atende também as crianças filhas de servidores da Maternidade Odete Valadares (MOV) e do Hospital Alberto Cavalcante (HAC).

A justificativa dessa transferência é que no local será feita uma obra para construção de onde funcionará o Hospital Eduardo de Menezes (HEM). Ao pedir a planta da obra do novo hospital com o espaço da creche, o Sind-Saúde foi informado que não está previsto no planejamento. O Sindicato alerta para o risco de desarticulação das creches tanto do Galba quanto do Eduardo de Menezes. A preocupação dos servidores é de imediato com a dificuldade de deslocamento antes e depois do trabalho e também a longo prazo com fragilidade da existência das creches.

Após várias reuniões com os pais e as mães o Sind-Saúde reivindicou que governo apresentasse a solução com um novo espaço provisório para creche na região e que agregue no projeto do novo hospital a creche que atenda os trabalhadores da MOV, HEM e HAC, o que não foi atendido.

O governo tem um objetivo claro, que é o de introduzir as Organizações Sociais (OSs) na Fhemig. A política de Romeu Zema é de privatização e precarização dos serviços públicos, mas não haverá trégua, o Sind-Saúde/MG está atento e mobilizado para defender os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores e para barrar as privatizações!