Tempo contado para resposta

 


Agentes darão prazo para que prefeitura de Vespasiano dê retorno aos problemas que enfrentam no trabalho
06112018 assembleia vespasiano
 
Com participação massiva dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) de Vespasiano, a Assembleia Geral convocada pelo Sind-Saúde elegeu uma comissão de trabalhadores para acompanhar de perto o rumo das negociações com a prefeitura. A categoria encontra dificuldades inclusive para tirar férias vencidas e aponta outras reivindicações como a correção do piso salarial, revisão do mapa de risco para pagamento de insalubridade e o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).   Levando em conta a falta de retorno concreto da gestão que se estende desde o início do ano, o prazo aprovado pelos trabalhadores é de 15 dias para que a prefeitura tome um posicionamento quanto às queixas. No dia 20 de novembro a categoria se organiza para os próximos passos de acordo com a notificação que será dada à prefeitura.

A diretora do Sind-Saúde Lionete Pires fez um histórico da situação dos agentes na cidade e abriu espaço para que os trabalhadores pudessem tirar dúvidas sobre as relações de trabalho. A maioria das perguntas diziam respeito às férias, estabilidade no trabalho e percentuais da insalubridade.
 06112018 assembleia vespasiano povo
O Sindicato tem orientado aos trabalhadores que encontram dificuldade de gozar e receber suas férias, entre em contato com o departamento jurídico do Sind-Saúde. Paralelamente à orientação individual, a entidade sindical cobra da prefeitura uma resolução que padronize e garanta o direito de todos os trabalhadores. “Nessa resolução é importante estabelecer a escala de férias, onde será possível planejar e pagar os trabalhadores que já tem as férias vencidas e também fazer a divisão do período de acordo com a necessidade do trabalhador. Já em relação a estabilidade, Lionete Pires esclareceu que de acordo com a lei Federal 11.350/06, esse direito foi garantido e só podem ser mandados embora com aplicação dos mesmos critérios dos servidores públicos.  
 
O Sindicato afirmou ainda a necessidade de fazer um levantamento da exposição a agentes de risco a saúde dos trabalhadores  que pode chegar a 40% de insalubridade. O assunto precisa voltar a discussão com a prefeitura, já que é necessário avaliar o ambiente de trabalho e normas e legislações pertinentes. Essa alteração também impacta na aposentadoria especial que considera 25 anos de contribuição.  
 
Os trabalhadores aprovados para integrar a comissão são: Flávia Maria da Silva ACS ; Ana Maria Muniz (ACS ); Janaína Minelli (ACE) ; Marcos Alexandre Alves (ACE); Edina Gonçalves Mota (ACE); Edlaine Fernandes de Moura (ACS) ; Tânia Santana Batista (ACE).
 
A comissão deverá se reunir antes do prazo estabelecido para a prefeitura. A ideia é que o grupo organize as ações e mobilizações da categoria. Também foi definido durante a assembleia que um canal de comunicação rápido será criado entre os trabalhadores.  
 
O diretor estadual do Sind-Saúde Eni Carajá estimulou a luta por direitos dos agentes de Vespasiano. “Essa categoria é muito mobilizada em nível nacional, mas nos âmbitos locais ainda não encontram a mesma organização frente as prefeituras. Uma discussão que acontece aqui e as pessoas precisam entender é que direito do trabalhador é inalienável” afirmou. 
06 assembleia Vespa 00

charge laerte trabalhadores