Servidores da Hemominas conquistam avanços internos, mas exigem empenho da Seplag

Em reunião realizada nesta quarta (24) com trabalhadores da Fundação, a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão anunciou o atendimento a algumas das reivindicações dos servidores, como o aumento do valor do auxílio-creche e a melhoria na transparência da gestão. No mesmo dia, os servidores da fundação se reuniram e decidiram dar continuidade à mobilização para exigir que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) resolva as reivindicações que são de sua governabilidade, como correção do índice de promoção interníveis de 18 para 22% nas tabelas do Plano de Cargos Carreiras e Salários e cumprimento da lei15.462/2005, art.11 inciso 1B, que trata dos assistentes técnicos de hematologia e hemoterapia (técnico de enfermagem, laboratório e segurança e auxiliar de enfermagem).

Desde o fim da greve da saúde, os representantes dos trabalhadores da Fundação realizam reuniões de negociação e de mobilização no sentido de dar encaminhamento às principais reivindicações dos servidores. Por parte da gestão da Hemominas, algumas pendências já foram resolvidas; porém, no que compete à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), quase nada foi concedido. Diante disso, os trabalhadores planejam uma série de manifestações a partir desta segunda (29) para demonstrar a insatisfação de todos em face do marasmo do governo estadual.

Confira abaixo alguns ganhos já obtidos e algumas exigências que ainda aguardam resolução:
Avanços:

– Intenção da presidência da Hemominas de pagamento integral do vale alimentação aos servidores que trabalham em regime de plantão, após resolução conjunta com a SEPLAG;
– Aumento de 66% no valor do auxílio creche;
– Normatizações disponibilizadas na Intranet:
                            – Horas trabalhadas acima da carga horária (para padronização das condutas das chefias);
                            – Adicional noturno;
                            – GIEFS;
– Serão normatizadas as coletas externas (estudo sobre as horas a serem computadas bem como a sua remuneração);
– Criação de um canal de comunicação com a Presidente;
– Aumento da transparência na gestão;
– Realização de concurso público em 2012.

Principais pontos pendentes:

– Alteração do índice de promoção interníveis de 18 para 22% nas tabelas do Plano de Cargos Carreiras e Salários;
– Instituição da Parcela Complementar Remuneratória de 20,7%;
– Cumprir a lei15.462/2005, art.11 inciso 1B, que trata dos assistentes técnicos de hematologia e hemoterapia;
– Instituição dos adicionais de urgência e emergência e pagamento do adicional de insalubridade a quem tem direito;
– Revisão do cálculo para pagamento do adicional noturno;
– Incorporação das GIEFS ao salário-base.

Confira o calendário de mobilizações:
 – Adotar o uso de tarja preta no braço, a partir de 2ª feira (29/08), como sinal de insatisfação com relação à decisão do governo;
– Distribuir carta aberta à população/doadores;
– Instituir o “DIA SEM JALECO” – 01/09 (jalecos serão pendurados na entrada do prédio como protesto);
– Colocação de faixa na entrada do prédio;
– Instituir o dia da doação de sangue pelos servidores do Hemominas – uncionários doarão sangue no mesmo dia (mantida a escala de trabalho de 30% dos funcionários) – dia a ser definido;
– Divulgação das manifestações (rádio, TV, INTERNET e e mail);
– Fazer manifestações conjuntas com outros órgãos, movimentos, entidades e associações.