Assembleia na Hemominas aprova paralisação para manifestação do dia 13

Mais de 100 trabalhadores estiveram presentes na Assemebleia na Hemominas para discutir a manifestação contra o golpe do reposicionamento e outras questões. A Assembleia aconteceu nesta quinta-feira (8/07) e aprovou por unanimidade a paralisação no dia 13 para que os trabalhadores possam manifestar junto com o funcionalismo estadual o golpe do governo no reposicionamento.  Das 7 às 19 horas os trabalhadores param as atividades, cumprindo a escala mínima prevista na Constituição.

Durante a assembleia, os trabalhadores demonstraram profunda indignação com o governo. Durante o dia 13 de julho – data definida para o protesto contra o descumprimento do governo – os trabalhadores irão organizar manifestações em frente ao Hemominas e às 14 horas irão juntar-se ao conjunto do funcionalismo na praça Afonso Arinos.

Os trabalhadores também aprovaram um indicativo de greve ainda para o mês de julho caso o governo continue agindo com a falta de seriedade. Para os trabalhadores, a atitude do governo foi considerada como desrespeitosa e muitos consideraram que “estão sendo feitos de palhaço” com a postura do governo.

Além do golpe no reposicionamento, foram discutidas as relações de trabalho na Fundação. O assédio moral foi colocado como um dos pontos mais preocupantes dos trabalhadores.

Segundo o diretor do Sindicato e trabalhador na Hemominas, Romualdo Moraes, os trabalhadores chegaram a conclusão que assim como no governo, não existe gestão na Hemominas. “O que existe é um improviso, uma falta de planejamento que prejudica o trabalho.” Ainda de acordo com Romualdo, os trabalhadores tomaram uma decisão pró-ativa e decidiram elaborar um documento propositivo para dizer como deve ser a gestão, identificando as falhas e apontado as resoluções. Para isso foi criada uma comissão de trabalhadores que terão a tarefa de desenvolver este documento que será aprovado em assembleia.

Ao final, os trabalhadores elegeram os delegados sindicais. Os nomes escolhidos foram Beth Matias, Mateus Cattabriga, Estela Brenner.