Reunião com a SRS de Belo Horizonte com os municipalizados

Aconteceu nesta segunda-feira, 26 de julho, às 19h30, a reunião virtual da Superintendência regional de Belo Horizonte e municipalizados em BH, participaram 52 pessoas.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Núbia Dias, abriu a reunião dando boas notícias.

 “Estamos lutando desde o início do ano junto à Fazenda e a Seplag para o pagamento de 1/3 de férias que está atrasado e os quinquênios que para alguns ainda não haviam sido pagos”, informou.

As pautas da reunião foram as seguintes: falta de condições dos trabalhadores e trabalhadoras para o retorno ao trabalho presencial e a jornada de trabalho de 30 horas para os municipalizados.

E já foi anunciado no site do sindicato que até a próxima semana irá sair o cronograma de pagamento. E aqueles que tinham o valor abaixo do limite do imposto de renda já estavam sendo pagos pelo Sandro, e que Gustavo Barbosa fez os cálculos e vai soltar o cronograma de pagamento, são 740 milhões.

A outra pauta é a carga-horária de 30 horas, que é importante ajustá-la junto à jornada do município. O que é um impasse porque às 30 horas é um acordo do município e não do estado.

A outra questão é a volta do trabalho seguro da Superintendência Regional de Belo Horizonte e as mudanças de locais que está gerando muita insatisfação pelos remanejamentos feitos.  

Segundo Sandro a diretora Núbia tem levado as questões do municipalizados em BH para a gestão verificar principalmente quem tem carga horária de 30 horas e precisam executar o que a lei determina e não tem como reduzi-la. Estão sendo feitos os estudos, levantamentos e protocolos, e estamos tentando resolver na medida do possível. Colocou-se à disposição para ouvir as demandas e tirar as dúvidas.

O primeiro item foi a volta ao trabalho em segurança e os remanejamentos.

Um participante disse que estava com a vida programada trabalhando perto de casa, agora está na cidade administrativa, e o deslocamento inviabiliza a sua vida por ter a mãe de 86 anos com Alzheimer e sem parentes próximos para ajudar. Comentou que antigamente havia um ônibus cinza, com certo conforto que saída da Savassi, perguntou se não há possibilidade dele voltar a circular.

Sandro disse que pode conversar com a Maria Helena Bretas, na intendência para tentar voltar esse ônibus.

Núbia disse que além desse ônibus especial cinza, perderam também as linhas 6030 e 6031, com a pandemia tiveram uma redução das linhas de ônibus para a cidade administrativa.  

Outra questão abordada pela diretora Núbia foi sobre o que foi acordado entre nós que, determinados servidores pela sua faixa etária e pelas condições de trabalho, teria prioridade de organizar no centro da cidade o trabalho para esses servidores. Tem tido muitas solicitações ou não?

Sandro respondeu que as solicitações são dinâmicas e constantes para essas solicitações e depende também do perfil das vagas que estão abertas.

 Outra servidora, por sua vez disse que estavam querendo tirá-la da ouvidoria e que Núbia e Sandro interferiram por ela, agradeceu pelo empenho dos dois.

Mais uma participante de 63 anos que sempre trabalhou com telefonia, dando informações diversas e também sobre vacinas junto com a prefeitura e GRS. Desligaram as duas linhas diretas e as pessoas estão ligando no telefone particular para receber informações. As linhas foram para outros setores e eles não sabem dar as informações. Ela vai voltar e ela está sem telefones para atender.  Tem 38 anos de trabalho e pediu para verificar essa situação.

Núbia e Sandro disseram que vão verificar essa situação o mais rápido possível.

Outra trabalhadora de 72 anos disse que está medicada, não teve acesso ao comunicado de voltar ao trabalho, e não pode ir trabalhar. Quer saber se vai perder o dia, porque está doente. E a servidora (68) está problema semelhante, disse que é um desrespeito.   

Núbia disse que vais, junto com o Sandro verificar a situação.

Outra servidora (67) cardiopata e com comorbidades, também foi convocada. Não tem condições de trabalhar na cidade administrativa. Pediu para verificar se, pode continuar a fazer o trabalho em casa.

Mais uma estava afastada e não voltou para o posto de origem, está muito chateada com a situação, pois trabalhava perto de casa e pediram para escolher outro local de trabalho e está no setor da Covid.

Outra servidora disse que voltou a trabalhar no mesmo local e está satisfeita. Falou para suas colegas não ficarem tristes com a fala dos funcionários mais novos, pois cada uma sabe o seu valor.

Sandro comentou sobre algum débito que por ventura possa surgir em decorrência de algum recebimento, devem receber a notificação e fazer uma proposta dentro do que cada um pense em ser suportável e nós ajudaremos vocês para não prejudicar o sustento do servidor.   

 O pagamento de ajudas de custo e as divisões débitos que podem ter que fazer uma divisão maior  

Um servidor comentou que, com a pandemia o salário ficou achatado e o auxílio do transporte não vai dar para ir trabalhar.  No caso dele é metropolitano, mora na cidade de Sabará.

Núbia disse que com a diminuição das linhas de ônibus em função da pandemia está mais complicado o deslocamento, vão lutar pelo aumento do valor do vale transporte e complementou que a categoria é a mais mal paga do estado. A questão da carreira precisa ser uma luta constante para melhoria de salários e para a aposentadoria. Temos uma defasagem de 20 anos. Precisamos aproveitar o momento pandêmico para que o projeto de lei seja aprovado.

 Outra servidora questionou sobre a carga horária, num grupo de municipalizados que estão vinculados ao grupo de 30 horas. Participaram de várias reuniões e nada foi feito. Receberam um parecer jurídico da PBH, que foi quase uma ameaça, vai ter uma redução salarial de aproximadamente mil reais/mês.

Núbia disse que não parou de lutar nenhum minuto sobre esse assunto e falou para tirarem fotos das folhas de pagamento, para fazer uma simetria entre grupos, e Sandro comentou que vai averiguar essa questão.

Núbia tirou dúvidas sobre a Gages e incorporação. Disse que a carreira é moderna, por tempo e escolaridade, é horizontalizada.  Caso você melhore a sua escolaridade, será remunerado por isso. A tendência é de quem perdeu mais desses reajustes, receba mais. Dentro da carreira trabalhamos com isonomia de tratamento entre todos os servidores.  E Núbia agradeceu a presença de todos e finalizou dizendo que vai verificar quanto ao trabalho home Office e retornar no dia seguinte.