Profissionais da saúde enfrentam aumento de esgotamento mental e assédio moral desde a pandemia do Covid-19

De acordo com uma nova pesquisa publicada nesta terça-feira, 31/10, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os profissionais da saúde estão enfrentando uma grave crise de saúde mental. Os trabalhadores relataram estar enfrentando assédio, esgotamento e outros sintomas de transtornos mental, incluindo ansiedade e depressão, em níveis mais altos do que antes do início da pandemia.

O CDC analisou dados do Módulo de Qualidade de Vida no Trabalho da Pesquisa Social Gerald, conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião da Universidade de Chicago, para comparar os sintomas de saúde mental autodeclarados de 2018 a 2022. Durante esses quatro anos os profissionais da saúde vivenciaram uma piora progressiva da saúde mental.

O percentual de trabalhadores que relataram sentir esgotamento com muita frequência aumentou de 11,6% em 2018 para 19,0% em 2022. No total, 45,6% dos trabalhadores da saúde relataram sentir esgotamento frequente ou muito frequentemente em 2022, em comparação com 31,9% em 2018. O assédio moral foi outro grande problema enfrentado pela categoria. Mais que o dobro de trabalhadores relatou assédio no local de trabalho em 2022 em comparação a 2018.

Esse assédio inclui ameaças, bullying, abuso verbal ou ações de pacientes e colegas de trabalho que levaram a um ambiente de trabalho hostil, de acordo com o relatório. A pesquisa também constatou que aqueles que sofreram assédio no trabalho tinham mais probabilidade de experimentar sentimentos de ansiedade, depressão e esgotamento.

Fonte: Boletim Matinal da UFMG