PBH leva caos ao Júlia

Prefeitura gera transtorno ao abrir posto de atendimento da dengue no Hospital Júlia Kubitscheck sem levar equipe de profissionais

Destaque

Despir um santo para vestir outro. Esse foi o papel que a Prefeitura de Belo Horizonte fez ao montar um posto de atendimento de pacientes com sintomas da dengue dentro do Hospital Júlia Kubitscheck ontem, 14/03. Em vez de levar a equipe completa para prestar atendimento a uma das regiões da capital mais afetadas pela dengue, o que a PBH fez foi desfalcar a área de atendimento de emergência do hospital. Assim, a prefeitura entrou apenas com o profissional médico e não enviou equipe de enfermagem e demais profissionais para o novo posto de atendimento. A situação foi denunciada pelos servidores do Júlia ao Sind-Saúde uma vez que ficaram ainda mais sobrecarregados – especialmente a equipe de enfermagem que já trabalha com déficit de pessoal como denunciado diversas vezes pelo Sindicato, tanto ao Governo quanto aos meios de comunicação

Diretores do Sind-Saúde estiveram no Hospital Júlia Kubtischeck na manhã de hoje, 15/03, e constataram a denúncia dos trabalhadores. Além da caótica situação provocada pela abertura do posto de atendimento da dengue pela PBH sem a infraestrutura necessária, os diretores verificaram que o hospital estava sem energia elétrica pela manhã, portanto sem possibilidade de realizar exames de laboratório. O Sindicato pôde testemunhar a irritação dos usuários com o atendimento precário.

O Sind-Saúde constatou a sobrecarga de trabalho gerada pela abertura do posto de atendimento da PBH no HJK. Ficou confirmado o mais grave, que foram pedidos de exames laboratoriais carimbados e assinados por médicos para serem preenchidos pela equipe de enfermagem.

O Sindicato denunciou a situação encontrada à direção do Hospital e à responsável técnica pela enfermagem do HJK em reunião realizada também na manhã desta terça-feira. Em seguida, foi realizada assembleia com os trabalhadores da unidade de emergência e do laboratório que avaliaram qual seria a melhor forma de atuação. Eles decidiram manter sua função pública no posto original de trabalho da Rede Fhemig. Toda a ação do Sindicato junto à direção e junto aos trabalhadores foi acompanhada pela representante do Conselho Distrital do Barreiro, senhora Ester Barbosa. A conselheira cobrou posicionamento da direção sobre a situação.

O Sind-Saúde também oficializou a denúncia à Fhemig exigindo o fim do impasse e também comunicou a gravidade da situação no HJK aos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, à coordenação da Mesa Estadual de Negociação do SUS e ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) pedindo providências.

Foto 2