Patos discute atenção primária

Prefeitura realiza encontro e trabalhadores apontam alternativas para políticas de saúde

reuniao agentes patos 21-02 peq

A prefeitura de Patos de Minas organizou uma palestra nesta quarta-feira (20/02) com o tema fortalecimento da atenção primária. Os trabalhadores da saúde lotaram o auditório para participar do debate, mostraram as dificuldades do sistema e apontaram outras alternativas de fortalecimento dos  serviços de saúde no município. O Sind-Saúde esteve presente e participou ativamente com objetivo de pautar uma discussão sobre a necessidade de mais investimentos e responsabilidade da gestão com a saúde dos usuários  e com os profissionais de saúde. Os trabalhadores ainda pautaram  a necessidade de concurso público, para acabar com a prática de processo seletivo simplificado.

A diretora do Sind-Saúde/MG fez várias intervenções na fala do prefeito de Patos de Minas para esclarecer diversas abordagens equivocadas sobre o SUS. Lionete explicou sobre a proposta nacional que transformou o Programa de Saúde da Família (PSF) em estratégia de Estado e que o governo federal vai continuar investindo na atenção primaria  . “Agora o PSF se chama Estratégia de Saúde da Família (ESF) e essa sinalização é para mostrar que as ações de saúde tem que ser desenvolvidas por todos os gestores, independente da linha político-partidária que representam”, afirma Lionete. A diretora do Sindicato também cobrou mais investimento na área. “Saúde pública não se faz com abraços e sorrisos, caridade e, sim, com investimento e política” acrescentou.

A representante da Gerencia Regional de Saúde que também esteve presente no encontro de Patos de Minas seguiu esse mesmo argumento e enfatizou ao prefeito a importância do tema. Segundo ela, 85% das ações da atenção primária evita adoecimentos futuros e salva vidas. Esse percentual mostra que o investimento na atenção primária gera menores recursos quanto ao tratamento de doenças que podiam ter sido tratadas. Ainda segundo a representante da GRS, o recurso federal para ESF é alto e contribui muito para o município.

No período da tarde, o prefeito sinalizou para o compromisso de implementar mais equipes da ESF.  S o prefeito e ameaçou passar a UPA da cidade para Organizações Sociais (OS), uma tentativa de privatizar a saúde pública que está na contramão das recomendações do Conselho Nacional de Saúde e várias entidades representativas do SUS.

Servidor

Em uma de suas falas, o prefeito afirmou que pretende passar os agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) para regime CLT. Mais uma vez, foi preciso a intervenção da diretora do Sind-Saúde/MG para esclarecer a história recente dos agentes na cidade. Além dos agentes já terem definido em assembleia da categoria pelo regime estatutário, o próprio edital do processo seletivo realizado no ano passado informava o estatuto do servidor como regime único para os cargos de ACS e ACE. Essa é uma vitória da categoria que não será aceito retrocessos.

Confira reportagem da NTV sobre o evento: