Novo governo dá primeiro passo

Em reunião com bancada de deputados do Minas sem Censura valorização do servidor é colocada em pauta

09 - Reunião deputados e Pimentel site

Às vésperas de assumir o governo estadual, o governador eleito Fernando Pimentel começa a sinalizar as mudanças para Minas Gerais e o Sind-Saúde/MG apresenta a necessidade de ruptura com a gestão falida que deixa o Estado. A preocupação do Sindicato é que o novo governo seja de fato diferente do modelo derrotado nas últimas eleições, sobretudo no trato com os serviços públicos e o funcionalismo mineiro. Fernando Pimentel  esteve reunido na última terça-feira (09/12) com deputados estaduais que compõem o bloco Minas sem Censura na Assembleia Legislativa.

Segundo o deputado estadual Rogério Correia, que esteve na reunião com o novo governador, o modelo participativo e democrático foi reafirmado como compromisso para a estrutura executiva estadual. O deputado disse ainda que a relação com o funcionalismo será melhorada com a criação de uma secretaria especifica para tratar dos recursos humanos. Com relação a essa questão, o Sind-Saúde/MG, em reunião com a comissão de transição no dia 8 de dezembro, apresentou um diagnóstico da saúde em Minas, cobrando mudanças na relação governo e trabalhador.

Sobre o reajuste, o deputado disse que o projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa será rediscutido no inicio do novo governo, mas assegura que o patamar mínimo que já está estabelecido será garantido.  Os deputados que hoje compõem a base de governo usam o reajuste do funcionalismo como moeda de troca na ALMG para depenar ainda mais os recursos do estado.

O Sind-Saúde/MG apresentou a pauta de reivindicações da categoria para o novo comando de governo. Entre os pontos discutidos pelo Sindicato estão o aumento do percentual de reajuste – que hoje tramita na Assembleia em apenas 4,62% – para 6,5% conforme acordado com atual governo, a manutenção do retroativo para outubro de 2014; a revisão do plano de carreira e a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução dos salários para todos da saúde.

09 - Rogério Correia ALMG

Diretoras do Sind-Saúde/MG estiveram na ALMG na terça-feira para acompanhar os interesses dos trabalhadores.

**Editado em 12/12/2014 às 15h43.