Nota de Pesar

Ribeirão das Neves em colapso: Com 100% de ocupação dos leitos de UTI município perde mais um trabalhador da Saúde

No pior momento da pandemia no Brasil, onde Minas Gerais bate a cada dia novos recordes de casos e mortes, Ribeirão das Neves também enfrenta a fase mais letal do Coronavírus. Na manhã desta sexta-feira, 26/03, mais um trabalhador da saúde faleceu após ter sido contaminado.

O Técnico de Enfermagem Jerônimo Junior, 41 anos, trabalhador do Hospital Municipal São Judas Tadeu, lidando com sobrecarga, fluxo de atendimento maior do que o número de trabalhadores, acabou sendo contaminado tendo complicações que o levaram ao óbito. Jerônimo deixa um profundo vazio no coração de seus colegas de trabalho que há um ano tem lidado de perto com a perda de pacientes e profissionais da saúde.

Os trabalhadores da saúde no mundo e no Brasil são os que mais têm sofrido por estarem na linha de frente do enfrentamento do vírus. Em Ribeirão das Neves, no entanto, esses profissionais têm estado em constante desespero, exaustão, medo já, que o município atingiu 155% de ocupação dos leitos de enfermarias para o Covid, 136% de ocupação dos leitos de suporte ventilatório pulmonar destino ao Covid, e 100% dos leitos de UTI, dados divulgados até 15 de março. Segundo relato de trabalhadores, é um verdadeiro cenário de guerra.

É um momento difícil completamente atípico para todas as gestões municipais e o sindicato compreende, entretanto, é exatamente por isso que o Sind-Saúde se coloca ao lado dos trabalhadores e à disposição para mediar e cobrar seus direitos frente ao pior momento da história do Sistema Único de Saúde.

Mais uma vez o Sind-Saúde/MG vem manifestar solidariedade aos familiares e amigos do Técnico de Enfermagem Jerônimo Junior, e presta homenagem a ele com profundo sentimento de gratidão por sua dedicação ao SUS e na defesa da vida.