Isonomia corrigida

Deputados aprovam reajuste e incluem todas as categorias do funcionalismo no projeto

Reajuste ALMG para todos servidores

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) corrigiu a exclusão da maioria do funcionalismo no projeto de lei que previa reajuste salarial para os servidores da segurança e aprovou no início da tarde desta quarta-feira (19/02) a proposta com emenda legislativa para recomposição de todas as categorias. A emenda que estende aos demais servidores foi aprovada por 47 votos favoráveis e 19 contrários. A expectativa é que o governador se posicione sobre a decisão dos deputados ainda esta semana. Caso o governo não aceite a isonomia de tratamento, cabe o legislativo ainda derrubar um suposto veto do governador. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), que acompanhou na ALMG a tramitação do PL convoca todos os servidores da saúde para uma campanha a favor da isonomia e a manutenção da emenda parlamentar.

As galerias e o espaço do café na ALMG estiveram lotados de servidores que aguardavam ansiosamente a votação. O Sind-Saúde e diversos servidores da saúde mostraram a força da categoria em uma mobilização rápida em defesa da recomposição salarial.

19 reajuste todos almg

Nesta quarta (19) muitos servidores se concentraram perto do café, onde passam muitos deputados para o Plenário

19 reajuste todos almg2

A emenda da deputada Beatriz Cerqueira (PT) utilizou um estudo feito pela própria Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com os percentuais de defasagem dos salários. Para a área da educação, o reajuste é de 31% até 2022. Para a maioria dos cargos, incluindo a saúde, o percentual do aumento é de 28,82% a partir de julho deste ano.

O texto, elaborado pelo governador Romeu Zema (Novo) e enviado à Assembleia em 6 de fevereiro, prevê aumento apenas para os servidores da segurança pública. O reajuste contido no projeto será escalonado até 2022, com aumento total de 41,7% para policiais, bombeiros e outros servidores da segurança.