Funcionalismo organiza manifestação unificada nesta quarta (7)

O funcionalismo estadual prepara para esta quarta-feira (07/10) uma manifestação no centro da capital mineira. Esta será a segunda atividade unificada dos trabalhadores estaduais neste semestre. Em diversas regiões do estado, serão organizadas paralisações de um dia, como é o caso da Unimontes no Norte de Minas. A concentração está marcada para as 13 horas na Praça Afonso Arinos.

Os trabalhadores lutam por uma nova proposta de reposicionamento na carreira e recomposição salarial. Sem aumento previsto para este ano, o governo também já anuncio na última quinta-feira (1º/10) que o funcionalismo não terá reajuste em 2010. Foi o que a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, disse ao entregar a proposta de orçamento na Assembleia Legislativa. Com esta posição, o governo descumpre a constituição que prevê reajuste anuais para os servidores públicos.

Reposicionamento

A proposta divulgada pelo governo para reposicionar os trabalhadores seria contada há cada 5 anos de serviço para a progressão (tempo de serviço) e 2 anos para a promoção (escolaridade). Os sindicatos do funcionalismo não aceitaram a proposta e reivindicam a metade do tempo para a contagem, 2 anos e meio para o tempo de serviço e a promoção por escolaridade a cada um ano.

Sem Prêmio

Os trabalhadores do estado disponibilizados para municípios também questionam o não pagamento do prêmio de produtividade dado pelo governo. O bônus, anunciado desde o ano passado, é incorporado aos salários a partir de metas alcançadas. Mas os 5.800 municipalizados estão fora da conta feita pelo governo.