FSPSST: Última reunião do ano

Saúde do Trabalhador – Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais (FSPSST/MG)

Última reunião do ano aponta pautas para 2017

Forum reunião dez 2016 01

Nessa quinta-feira (15/12), na sede do Sind-Saúde, com a presença de representantes de diversas entidades e sindicatos ocorreu a última reunião mensal em 2016 do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais (FSPSST/MG). Foram avaliadas as atividades de 2016, os impactos das novas medidas econômicas para a política de saúde do trabalhador e sinalizadas metas a serem contempladas em 2017.

Dentre as atividades de 2016, realizadas pelo Fórum SPSSTMG, ressaltou-se a importância da programação do dia 28 de abril: o “Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: desafios e perspectivas” (na Universidade Federal de Ouro Preto), a visita de representantes do Conselho Nacional de Saúde e de movimentos sociais a Bento Rodrigues e a audiência pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em memória às vítimas de acidentes de trabalho da tragédia da Samarco (na cidade de Mariana) na qual ocorreu a entrega de placa em memória às vitimas, pela coordenadora do Fórum -Marta de Freitas- aos familiares das mesmas, reafirmando o compromisso do Fórum na luta pela saúde e segurança dos trabalhadores.

Forum reunião dez 2016 02

A ação caracterizou-se por congregar representantes de diversas regiões do país: sindicalistas, profissionais da área, representantes de movimentos sociais e entidades governamentais. Contou com o apoio do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador, das representações em Minas Gerais das Centrais Sindicais e sindicatos filiados à: CSP Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, como também do DIEESE e DIESAT.

Houve consenso, na reunião, de que em 2017 as atividades do dia 28 de abril, em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho, novamente fossem realizadas unificadas nacionalmente.

Dentre as várias pautas a serem desenvolvidas e/ou aprofundadas em 2017, destacam-se: 1) a discussão sobre os efeitos do benzeno na saúde do trabalhador; 2) incentivo à atuação dos sindicatos mais próxima aos CEREST municipais e referências técnicas em saúde do trabalhador, fornecendo informações sobre acidentes ocorridos e situações que possibilitem agravos à saúde e segurança; 3) a organização de plenárias preparatórias para as Conferencias: da Mulher, da Vigilância em Saúde e para as Conferencias Municipais de Saúde do Trabalhador.

Ressaltou-se ainda, durante dinâmica realizada, a necessidade de desenvolvimento de ações com o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores que militam pelo direito à saúde e segurança. Foram citadas as difíceis condições em que ocorre essa militância, com extensas cargas horárias que geram o cansaço, stress, interferem na vida familiar e que todos devem se preservar, especialmente lembrando os enfrentamentos às dificuldades do próximo ano, as quais já se fazem sentir.

Avaliou-se que 2017 deva ser um ano que exigirá muito de todos que atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalhador, em decorrência do agravamento da crise política e econômica no Brasil, que tem gerado graves perdas sociais que atingem duramente a classe trabalhadora.  Torna-se necessário a elaboração de diretrizes e ações unificadas, que superem divergências, construindo e fortalecendo resistências na busca de melhores condições de vida, saúde e segurança para todos os trabalhadores!

Forum reunião dez 2016 abraço