Formação para trabalhadores
Curso vai abordar protocolo sobre saúde do trabalhador para profissionais do SUS
Membros de Mesas Municipais de Negociação Permanente do SUS de BH, Betim, Ribeirão das Neves e Vespasiano, estiveram na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta terça-feira (25/09) para participarem de aula inaugural para preparação do Curso sobre Saúde do Trabalhador. O curso será na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e terá como público o trabalhador da saúde em Minas Gerais e em todo o Brasil.
O curso tem parceria com a Fapemig e a coordenação será feita pela professora Ada Ávila Assunção. Nesta terça, Ada explicou o objetivo do curso. As inscrições para os dois módulos do curso serão abertas em breve.
A proposta é qualificar os participantes sobre o protocolo 008 da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS que institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS. Ao longo dos anos, os debates em diversas Mesas Municipais de Negociação o assunto sobre a saúde do trabalhador é recorrente. Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, é fundamental que os trabalhadores tomem conhecimento sobre o que diz o curso e a legislação. “É importante que os trabalhadores se empoderem, pois o conhecimento e o auto cuidado reflete sobre sua saúde e consequentemente no serviço prestado” afirma a diretora do Sindicato. A diretora do Sind-Saúde Núcleo Betim Yara Diniz reafirmou que sem a defesa dos trabalhadores da saúde não tem SUS e destacou a importância do curso.
Lionete lembra o histórico do pleito para realização do curso que foi um movimento das Mesas de Negociação que começou com a realização do projeto piloto em 2014 e a plenária realizada pela comissão do trabalho do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) em 07 de Maio de 2018. Na época, a diretora do Sind-Saúde MG e conselheira Eva Alipia reuniu representantes de diversos municípios mineiros e constatou a importância dos trabalhadores terem acesso a legislação sobre a saúde do trabalhador.
Nos últimos anos o a MNNP-SUS vem pautando a Gestão do Trabalho, tendo com Pauta prioritária a Democratização da Relação do Trabalho, PCCS, Valorização e Saúde do Trabalhador da Saúde. Para a referencia técnica da Mesa SUS em Minas Gerais, Elizabeth Silva, as ações desenvolvidas nos Territórios, Estados e municípios tem impactado direto na qualidade do atendimento prestado à população e o Estado de Minas Gerais vem destacando com os trabalhos das Mesas de Negociações. A Mesa SUS BH, por exemplo, publicou o Protocolo Enfrentamento à Violência SUS BH uma importante ferramenta para a Gestão do Trabalho. “As parcerias com as instituições e o investimento em Educação Permanente são fundamentais para o fortalecimento do SUS, a qualificação e valorização do Trabalhador”, destaca Elizabeth.