CUT/MG prioriza descentralização

Em reunião, Coletivo de Formação da CUT/MG discute Plano Estadual de Formação Sindical

Foto e texto: Rogério Hilário / CUT-MG

Com uma proposta de descentralização das ações, realização de cursos em todas as regionais, capacitação de dirigentes de todos os ramos e envolvimento de sindicalistas do campo, da cidade, dos setores público e privado, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) rearticulou nesta terça-feira (16) o Coletivo Estadual de Formação, em reunião realizada na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte.

O secretário de Formação da CUT/MG, Carlos Henrique de Melo, apresentou o Plano Estadual de Formação Sindical da CUT/MG 2012. O planejamento inclui cursos de Formador de Formadores (FF), Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), capacitação de dirigentes sindicais, qualificação de servidores públicos municipais e estaduais, seminários e cursos para os rurais etc. A primeira atividade será uma Oficina de Capacitação articulada com a Fetraf-Brasil/CUT, nos dias 10 e 11 de novembro, em Espera Feliz. Entre os dias 21 e 23 de novembro, está programado o primeiro módulo do curso Formador de Formadores, na Escola Sindical 7 de Outubro. O Plano Estadual de Formação será consolidado no Encontro Regional de Formação, no dia 24 de novembro.

A presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, considerou positiva a reunião do Coletivo. “A formação é uma das áreas estratégicas da CUT. O calendário proposto é muito bom, pois a descentralização torna mais fácil a integração e a participação dos diversos ramos. Dessa forma, a Central fica  mais próxima dos sindicatos de base, que terão o que realmente precisam em termos de formação e qualificação. Também foi importante elaborar e apresentar um plano estadual de formação e, com isso, adiantar o trabalho”, disse Beatriz Cerqueira.

O secretário de Formação da CUT/MG, Carlos Henrique de Melo, enfatizou a proposta de descentralização do Plano Estadual. “No Coletivo vamos discutir as ações e a implementação delas. As CUTs regionais, os sindicatos, os ramos, as federações vão discutir e estabelecer as prioridades das regiões. Vamos atuar nas especificidades de cada ramo. O nosso grande desafio é fazer a rede de formação funcionar. A proposta que não é fechada. Todos podem contribuir para que a nossa atuação seja mais eficaz.”

Maria do Carmo Fonseca Costa, formadora da Escola Sindical 7 de Outubro, revelou que uma das metas do Plano Nacional de Formação da CUT é ampliar o número de formadores em todos os ramos. “A CUT está trabalhando nesta perspectiva para reforçar a construção do modelo sindical que a Central quer.”

Da Executiva Estadual da CUT/MG também participaram da reunião do Coletivo de Formação o vice-presidente Carlos Magno de Freitas, a secretária de Mulheres Elza Ilza Simões de Souza, o secretário da Juventude Ederson Alves da Silva.e o secretário de Organização de Política Social, Carlos Alberto de Freitas (Nunes).

Fonte: CUT/MG