Corte de direitos em Neves

Prefeitura quer acabar com abono do SUS dos trabalhadores

corte-salario

Como se não bastasse a prefeitura de Ribeirão das Neves negar reajuste salarial aos servidores, agora ameaça cortar o abono SUS que os servidores da saúde recebem desde 2014. O ataque aos direitos dos trabalhadores foi apresentado em reunião da Mesa SUS nesta sexta (18/05). A categoria, revoltada invadiu a sala e afirmaram que não aceitam nem reajuste 0% nem corte de direitos.

O abono anual só foi instituído em 2014 devido a notória defasagem salarial dos servidores da saúde. Os(as) trabalhadores afirmaram ao secretário de saúde José Jacinto da Mota Jr, que aceitam dividir em duas vezes o valor de R$1.500,00 total. Mas o secretário fez uma contraproposta de R$750,00 em uma só vez para ser pago em setembro. A categoria da saúde mantém a proposta de R$1.500 em duas vezes nos meses de setembro e outubro.

Para justificar o absurdo da retirada de direitos a gestão chantageia a categoria com dividas do Estado. Segundo o secretário, o governo de Minas deve ao município mais de R$26 milhões e que só negocia se o governador quitar o repasse à cidade. Durante as reuniões, o governo afirma como se fizesse um favor que mantém o pagamento em dia dos servidores.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde), Núcleo Ribeirão das Neves, repudia o desrespeito da administração com os trabalhadores da saúde e exige uma negociação séria com a categoria.

23 Vigilia Abono SUS chamada assembleia