Centralidade do cuidado e da luta

Enfermagem mineira define agenda política com foco na melhoria da realidade de trabalho

13 semninario enfermagem 1

Delegações de profissionais de enfermagem de toda Minas Gerais estiveram reunidos por dois dias em Belo Horizonte para discutir a realidade da profissão e definir uma agenda política para valorização dos trabalhadores. O encontro aconteceu após uma intensa jornada de debates que levou a todas as regiões do Estado uma metodologia de escuta divididos em 5 temas do dia a dia do trabalho. O Seminário Estadual da Força de Trabalho da Enfermagem no SUS foi o resultado deste processo.

Realizado nos dias 13 e 14 de dezembro na Faculdade de Letras da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), o Seminário foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), em parceria com a SES-MG, Coren-MG, Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), SEE-MG, Sintsprev e Aben. Em grupos, os(as) delegados(as) estudaram as propostas colhidas em todo o Estado e elencaram 25 pontos que englobam as demandas da categoria. A partir disso, foi aprovado que a comissão organizadora apresentará cinco propostas prioritárias, dentre elas, a construção de uma legislação que acolha a enfermagem em Minas Gerais.

13 semninario enfermagem Goreti

Maria Goretti Lopes avaliou o perfil da enfermagem e a necessidade da categoria buscar espaço na agenda política

Convidada para compor a mesa de abertura, a Diretora do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e servidora da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Paraná, Maria Goretti David Lopes, elogiou a proposta do seminário e disse que ele poderá ser exemplo nacionalmente. Para Maria Goretti apresentar pautas prioritárias e dar a elas agenda política é o caminho a ser seguido na busca pela valorização da profissão.

Durante a abertura, representantes de todas as entidades envolvidas na organização puderam deixar seu depoimento, relatar como foi a construção de todo o processo e as percepções para o contexto da enfermagem em Minas Gerais. A união das entidades que representam a enfermagem e a saúde pública foi tida como uma evolução importante. A ideia é que este seja o ponto inicial de um calendário unificado para inserir as questões da enfermagem nas pautas políticas. Uma delas é que na realização das Conferências de Saúde em 2019, uma proposta amadurecida e consolidada seja entregue nas diferentes etapas do encontro que o maior evento de participação social do Brasil.

13 semninario enfermagem mesa

A diretora do Sind-Saúde Eva Alípia representou a entidade na Mesa de Abertura

13 semninario enfermagem mesa2

13 semninario enfermagem apresentacao