Centralidade do cuidado e da luta
Enfermagem mineira define agenda política com foco na melhoria da realidade de trabalho
Delegações de profissionais de enfermagem de toda Minas Gerais estiveram reunidos por dois dias em Belo Horizonte para discutir a realidade da profissão e definir uma agenda política para valorização dos trabalhadores. O encontro aconteceu após uma intensa jornada de debates que levou a todas as regiões do Estado uma metodologia de escuta divididos em 5 temas do dia a dia do trabalho. O Seminário Estadual da Força de Trabalho da Enfermagem no SUS foi o resultado deste processo.
Realizado nos dias 13 e 14 de dezembro na Faculdade de Letras da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), o Seminário foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), em parceria com a SES-MG, Coren-MG, Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), SEE-MG, Sintsprev e Aben. Em grupos, os(as) delegados(as) estudaram as propostas colhidas em todo o Estado e elencaram 25 pontos que englobam as demandas da categoria. A partir disso, foi aprovado que a comissão organizadora apresentará cinco propostas prioritárias, dentre elas, a construção de uma legislação que acolha a enfermagem em Minas Gerais.
Maria Goretti Lopes avaliou o perfil da enfermagem e a necessidade da categoria buscar espaço na agenda política
Convidada para compor a mesa de abertura, a Diretora do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e servidora da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Paraná, Maria Goretti David Lopes, elogiou a proposta do seminário e disse que ele poderá ser exemplo nacionalmente. Para Maria Goretti apresentar pautas prioritárias e dar a elas agenda política é o caminho a ser seguido na busca pela valorização da profissão.
Durante a abertura, representantes de todas as entidades envolvidas na organização puderam deixar seu depoimento, relatar como foi a construção de todo o processo e as percepções para o contexto da enfermagem em Minas Gerais. A união das entidades que representam a enfermagem e a saúde pública foi tida como uma evolução importante. A ideia é que este seja o ponto inicial de um calendário unificado para inserir as questões da enfermagem nas pautas políticas. Uma delas é que na realização das Conferências de Saúde em 2019, uma proposta amadurecida e consolidada seja entregue nas diferentes etapas do encontro que o maior evento de participação social do Brasil.
A diretora do Sind-Saúde Eva Alípia representou a entidade na Mesa de Abertura
A metodologia e o compilado de todas as propostas foram apresentados e entregue às delegações
A comissão organziadora responsável pela realização de todo o processo foi apresentada aos delegados
Divididos em grupos de trabalho, os(as) delegados(as) analisaram, discutiram e elegeram as propostas com base no processo de escuta da categoria