Cadê o 13º?

Funcionalismo estadual cobra pagamento integral do 13º durante cerimonia de posse dos deputados

1 2 protesto 13 salario posse ALMG 01

Servidores públicos de diversas categorias do Estado estiveram nesta sexta-feira (01/02) na Assembleia Legislativa – onde os novos parlamentares estavam tomando posse – para cobrar o pagamento do 13º salário. O protesto é uma resposta ao anuncio do governo Romeu Zema de parcelar em 11 vezes o 13º de 2018. Na última segunda-feira (28) o atual governador divulgou a proposta do parcelamento prolongado do direito, o que gerou revolta no funcionalismo.
O Sind-Saúde também esteve no ato e convocou a categoria para manifestar a indignação. Em cima do caminhão de som, o diretor do Sindicato Renato Barros representou a categoria da saúde e repudiou o conta-gotas com o 13º salário. Segundo ele, muitos servidores já tinham esse salário como garantia para pagamento de dividas e agrava ainda mais a situação precária em que vivem trabalhadores da saúde em Minas Gerais. Renato Barros também pontuou a necessidade das negociações com governo e sindicato tenham soluções efetivas.

1 2 protesto 13 salario posse ALMG 02

1 2 protesto 13 salario posse ALMG 04

No plenário da ALMG o governador Romeu Zema afirmou que irá enviar ao legislativo uma reforma administrativa com o objetivo de enxugar o Estado. O novo governador afirmou que defende que a reforma da previdência seja discutida em âmbito federal e que impacte também os estados.

Crime em Brumadinho
Além de marcar o momento com as justas reivindicações do funcionalismo, o entorno da ALMG também serviu de protesto contra o crime socioambiental da mineradora Vale em Brumadinho.

1 2 protesto 13 salario posse ALMG crime vale2

1 2 protesto 13 salario posse ALMG crime vale