Audiência pública discute reabertura da emergência do HJK

Após a mobilização dos servidores, usuários de saúde e entidades de defesa do SUS para denunciar o fechamento da emergência do Hospital Julia Kubitschek (HJK), o governo enfim anunciou a reabertura do atendimento. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve na paróquia Cristo Redentor, no Barreiro, para realizar audiência pública sobre o tema na noite desta quinta-feira (28/04). Apesar do anúncio, trabalhadores temem uma resposta lenta do governo e reivindicam que o atendimento cumpra a capacidade da unidade.

A audiência aconteceu sem a participação da direção do Hospital e sem a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Os deputados da Comissão aprovaram uma visita técnica ao HJK e a ALMG irá enviar uma série de questionamentos que deverão ser respondidos pelo governo. Dentre eles estão informações sobre quantidade de leitos, recursos enviados ao hospital nos últimos 5 anos e números de profissionais que devem ser contratados.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (SInd-Saúde/MG) questionou a falta de transparência e diálogo do governo. O Sindicato organizou junto com servidores e comunidade as denúncias sobre o fechamento dos setores do Julia.

De acordo com a deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que preside a comissão e solicitou a audiência em conjunto com o deputado Betão (PT), é preciso ter uma data exata para a reabertura da unidade, o que deve ocorrer o mais rápido possível.