Atenção para as últimas notícias: Negociações 2022 para trabalhadores da Saúde de Neves
Após protocolizar a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Saúde de Ribeirão das Neves, o Sind-Saúde aguardou o governo agendar as negociações. Entraves aconteceram no meio do caminho, o prefeito antes de abrir o diálogo com os trabalhadores, declarou em vídeo que o reajuste dos servidores seria de 10,06% “em tempo recorde”, enquanto as perdas salariais dos servidores passam de 25%, acumuladas do ano de 2017 até o momento.
A agenda foi liberada ao Sindicato para 16 de março. No início de reunião com o secretariado do prefeito. O Sind-Saúde apontou a falta de isonomia com outros servidores que foi dado o reajuste de 11%, inclusive um aditivo de 11% para a Empresa terceirizada Prestar Service. Foi lembrada a data base (que é em maio), pois desde o ano passado o prefeito faz a correção dos salários de janeiro a dezembro, mas envia a lei para pagamento aos servidores em maio, com recebimento em junho. Foi informado pelos secretários a intenção de não pagar os retroativos da Insalubridade que estão atrasados desde 2019/2020. São os seguintes valores de reajuste atrasados da insalubridade: janeiro a dezembro de 2019 =7,30%; janeiro a dezembro de 2020 = 23,14%. Porém, os representantes da gestão afirmaram que vão pagar apenas o reajuste de 2021 da insalubridade que – segundo os cálculos deles – foi de 17,08% sobre o IGPM. Foram taxativos que não pagaria os anos anteriores, afirmaram que a dívida deles com o servidor a respeito da insalubridade passa de 5 milhões e eles não dispõem desses recursos.
Sobre o Abono SUS atrasado de 2018, 2019 e 2020 – que foi prometido com parcelas do pagamento de dívida do estado – pode ir para o mar do esquecimento, não irão pagar de forma alguma. Foi repassada a questão de estarem colocando o aumento do salário-mínimo -Base como complemento do salário, que isso não estava correto. Sobre o Abono SUS 2022, não poderia passar de R$1.000,00 conforme consta na ata de reunião daquele dia. Após isso, o prefeito fez outro vídeo dizendo que mandou projeto de lei para a Câmara dos Vereadores com o valor de R$1.050,00. Como sempre, nos atropelos do mesmo com as negociações, não disse nem quando e nem quem irá receber, já que essa parte ainda não tinha sido acordada.
O mais estranho nessa manobra de tentar desqualificar e desarticular o sindicato é que afirmam que é ano eleitoral e que tem que aprovar tudo e na correria até dia 30 de março. Mas esse ano não acontece eleições municipais, sendo assim o impedimento fica no âmbito Estadual e Federal, não no Municipal.
ÚLTIMA NOTÍCIA: o prefeito anuncia que vai retirar o plantão estratégico extra e o grau máximo de insalubridade das unidades de urgência e emergência!
O PLANO DE CARGOS, CARREIRA E VENCIMENYOS DA SAÚDE (LEI 3741/16) CONTINUA NA JUSTIÇA.
