Esmeraldas na luta
Trabalhadores(as) da saúde se organizam através do Sind-Saúde por garantia de direitos e melhores condições de trabalho
Sem planos de carreiras, com desvalorização salarial, os(as) servidores(as) da saúde de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, viram na organização sindical uma saída para unir a categoria e buscar conquistas. Foi neste contexto que servidores(as) da saúde da cidade entraram em contato com a direção do Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) Núcleo Betim para dar início a luta por melhorias nas condições de trabalho. A assembleia dos(as) trabalhadores(as) que reconhece a representação do Sind-Saúde aconteceu na última quarta-feira (14/09) na Câmara Municipal de Esmeraldas.
A assembleia também serviu para tirar dúvidas dos(as) servidores(as) em relação aos seus direitos e a perspectiva de lutas na cidade. Além das explicações da direção do Sindicato, o departamento jurídico também orientou os(as) trabalhadores(as). Com uma assembleia bastante participativa, a categoria da saúde apontou diversos problemas e conflitos que devem nortear o inicio das negociações com governo municipal. Entre eles, salário e auxílio-transporte atrasados, falta de plano de carreiras, o assédio moral e a falta de diálogo com a gestão, a ausência de mesa de negociação do SUS dão ideia da urgência da mobilização dos(as) trabalhadores(as) na cidade.
Ao final da assembleia, uma comissão foi constituída para organizar dar encaminhamentos e organizar a luta categoria.
Para facilitar a comunicação entre os(as) trabalhadores(as) da saúde de Esmeraldas e o Sind-Saúde foi criado um grupo no aplicativo whastapp. Aos servidores interessados, favor entrar em contato com o Sind-Saúde Núcleo Betim ou representantes locais dos trabalhadores.