Comunidade e trabalhadores fazem protesto contra fechamento de leitos do Hospital Dr.Orestes Diniz

O Hospital Orestes Diniz, na Colônia Santa Izabel, está constantemente em ameaça de terceirização na Fhemig e trabalhadores e usuários do SUS foram mais uma vez às ruas denunciar o fechamento de leitos de emergência na unidade. A manifestação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/06) em frente ao Hospital. Sem diálogo com a comunidade e servidores, a Fhemig tenta diversas formas de desvincular as antigas colônias da rede, seja com municipalização, repasse às Organizações Sociais (OSs) ou as novas Sociedade de Serviço Autônomo (SSA). Todas essas opções são vistas pelos usuários como a precarização ainda maior dos serviços prestados.

O ato desta quinta foi convocado pela comunidade e durante os protestos foram relatados as estratégias da Fhemig que sucateiam o atual atendimento. Dentre elas está a substituição de técnicos de enfermagem por cuidadores de idosos.

Esteve presente na manifestação, representando o Sind-Saúde/MG, a diretora estadual da entidade Maria Conceição Pimenta. Conceição, que já trabalhou na unidade, defendeu o Hospital Dr.Orestes Diniz/Colônia Santa Isabel junto aos trabalhadores.

A diretora faz um breve histórico da importância do hospital e a manutenção dos leitos. Conceição Pimenta, hoje aposentada, relatou que a Colônia Santa Izabel foi seu local de trabalho por muitos anos e reafirmou sua luta pelos/as trabalhadores/as, como a valorização salarial e a capacitação continuada, devolvendo a sociedade os serviços de qualidade e humanizado. Veja trecho de sua fala: