Sind-Saúde mobiliza para ALMG aprovar emenda que incorpora Gages na saúde e aumenta percentual de reajuste
Apesar de aprovado o reajuste muito abaixo da inflação e que não representa a necessidade dos servidores públicos, o projeto de lei 2309/24 segue ainda em discussão na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (04/06). Um dos focos em debate é a emenda número 5 que pretende incorporar a Gratificação por Atividade de Gestão da Saúde (Gages). O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) acompanha desde o início a tramitação e convoca a categoria para pressionar os parlamentares por essa incorporação aos salários. A previsão é que o assunto entre em discussão pelos deputados estaduais a partir das 14 horas desta terça-feira.
A incorporação da Gages é uma antiga reivindicação e atende os servidores ocupantes dos cargos Auxiliar de Apoio a Gestão (Augas), Técnico de Atenção à Sáude (Tas), Técnico de Gestão da Saúde (TGS), Especialistas em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) e Analista de Atenção à Saúde (AAS).
Veja a defesa do deputado Lucas Lamar, um dos autores da emenda nº5:
Outra emenda importante é a que autoriza o aumento do percentual para 10,67%, também retroativo a janeiro de 2024. “Considerando que o índice proposto pelo Governo não cobre nem a inflação registrada pelo IPCA do ano de 2023, conto com apoio dos pares para a aprovação desta emenda”, diz a justificativa da emenda número 3 assinada pelo deputado Sargento Rodrigues.
Reajuste abaixo da inflação
Para grande parte do funcionalismo, em especial dos servidores da saúde que recebem menos que um salário mínimo no vencimento base, o percentual de 3,62% indicado por Zema representa R$51,11 de reajuste. O texto de autoria do governador foi aprovado com 54 votos favoráveis na última quarta-feira (29/05). Logo após a votação, a base governista saiu em debandada do plenário e a votação das emendas ficaram para esta semana.
Assista a matéria da TV Assembleia sobre a votação do PL239/24:
Servidores, participem ativamente da agenda da ALMG desta semana, será um momento decisivo para incluir alguma melhoria na carreira da saúde e do funcionalismo como um todo.