Valorização da enfermagem

Ato pelo Dia Nacional de Valorização da Enfermagem tem avaliação positiva de trabalhadores

Neuza fala 2 melhor

Os representantes das entidades que compõem o Fórum Mineiro de Enfermagem se reuniram nesta terça-feira, 07/06, para avaliar as ações do Dia Nacional de Valorização da Enfermagem, comemorado no dia 17 de maio. O Sind-Saúde esteve representado pela diretora Neuza Freitas.

O encontro foi realizado no prédio do Núcleo do Ministério da Saúde, na rua Espírito Santo 500, em Belo Horizonte, onde usuários e membros de movimentos sociais, sindicais e estudantis mantêm ocupação contra o desmonte do SUS desde o último dia 03.

A conclusão dos participantes do encontro dos trabalhadores da enfermagem  é de que o segundo ano de realização do ato de valorização da profissão foi positivo porque o movimento se ampliou dentro da categoria.

A avaliação é de que a visibilidade que os profissionais de enfermagem vêm conseguindo com as manifestações pelo Dia Nacional de Valorização da profissão já dá efeitos de sensibilização também na sociedade. Uma prova disso seria o crescimento do apoio de parlamentares no ato deste ano.

Outro ponto avaliado no encontro de hoje é que o Fórum Mineiro de Enfermagem deve se consolidar como uma rede o que deve imprimir mais agilidade nas ações da organização.

Funcionando em formato de rede – em que cada entidade representativa dos trabalhadores mantém sua identidade trabalhando pelo bem comum -,  o Fórum deverá construir pautas que trabalhem os anseios dos profissionais da enfermagem deforma a dar retorno para a categoria como um todo.

Durante o encontro, ficou decidido que a data de 17 de maio de cada ano deverá ser legitimada e trabalhada pelos profissionais de enfermagem como um marco definitivo de luta pelos direitos da categoria.