Unimontes: Seplag diz que dará retorno das reivindicações no dia 19/03

Representantes dos trabalhadores da Unimontes entregaram para a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) a proposta que altera o plano de carreiras, tabelas e questões especificas dos servidores da saúde na Universidade. A reunião desta segunda-feira (08/03) contou com a presença e o apoio do reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida. Ficou acertado que a Seplag irá analisar a proposta e o retorno será dado na próxima reunião agendada para o dia 19 de março (sexta-feira). 

Ao receber a proposta, os representantes do governo pediram um prazo maior, até o dia 22, para que seja feito o estudo do documento. Segundo o representante dos trabalhadores, Isael Soares, o prazo deveria ser menor para que desse tempo da categoria debater sobre a resposta do governo, antes que terminasse a data limite de propostas de reajuste para este ano. Com a pressão dos representantes dos trabalhadores, a Seplag estabeleceu o final da próxima semana como nova data para apresentar a resposta. Caso seja aprovado o reajuste, o governo terá até 30 de março para encaminhar o projeto à Assembleia Legislativa (ALMG).

Situação precária

Os trabalhadores relataram o sentimento de indignação com a situação da categoria na Unimontes e a disposição dos servidores de entrarem em greve. Apoiando os trabalhadores da Unimontes, o reitor disse que há muito tempo os servidores não tiveram em tão ruim situação e pediu agilidade na avaliação dos documentos.

Ao cobrar uma data para a resposta sobre o reajuste, o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, criticou os baixos salários dos técnicos administrativos da Unimontes e o arrocho salarial. “Em 8 anos de governo foram 3 reajustes salariais que não recompôs as perdas.” Renato também alertou para as diferenças salariais dos trabalhadores da prefeitura de Montes Claros. No documento entregue para o governo, foi anexado a comparação com as tabelas da prefeitura e da Fhemig, todas acima do praticado na Universidade.      

Proposta

Na última reunião de negociação, em 12 de novembro de 2009, o governo repassou para os trablhadores a responsabilidade de propor as mudanças nas tabelas.  Nesta reunião, a proposta entregue tem a aprovação da categoria e da reitoria da Unimontes, faltando apenas o aval do governo.  

Além do reajuste salarial, a proposta dos servidores pede a diminuição da quantidade de níveis da tabela, o que possibilitaria melhores salários por tempo de serviço. Participaram da reunião representantes dos trabalhadores da UEMG que também serão beneficiados com a proposta, caso seja aceita.