Trabalhadores e militantes da saúde pública fazem grande ato em defesa do SUS em Brasília

O primeiro dia da 14ª Conferência Nacional de Saúde foi marcado por uma grande manifestação de trabalhadores, militantes e defensores do Sistema Único de Saúde (SUS), que defenderam a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para todos os cargos da saúde, o combate à terceirização, mais recursos para o SUS e aprovação da Emenda 29. Servidores da saúde de Minas Gerais, assim como diretores do Sind-Saúde/MG, estiveram presentes no ato e estão participando, como delegados, da Conferência, que vai até o dia 04/11.

Movimentos sociais, sindicatos, centrais sindicais e demais defensores do sistema público de saúde caminharam pela Esplanada dos Ministérios e fizeram um ato público em frente ao Congresso Nacional, reforçando as reivindicações em defesa de um sistema mais inclusivo, eficiente, humano e com mais recursos.

30 horas é o limite!
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) lançou a campanha “30 horas é o limite!”, defendendo a redução da jornada para todos os cargos da área da saúde. “Estamos relançando a campanha pelo limite de 30 horas para podermos atender melhor a população, para que a gente possa se qualificar mais e garantir um bom atendimento a todos que recorrerem ao sistema público de saúde”, disse Maria Aparecida Godói, presidente da CNTSS.

Em Minas Gerais, o Sind-Saúde e os trabalhadores da categoria estão reivindicando que o governo estadual e as instituições reconheçam a importância da redução da jornada, o que garantiria um serviço mais eficiente, um trabalho menos penoso e a possibilidade dos servidores se capacitarem. O governo já cedeu para algumas instituições – como é o caso da Fhemig e da Hemominas –, porém com redução salarial. O Sind-Saúde continua na defesa da universalização da redução da jornada e sem redução salarial.

Conferência
A Conferência Nacional de Saúde, cujo tema esse ano é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Público, patrimônio do povo brasileiro”, é o maior evento da área no Brasil, e acontece de quatro em quatro anos. A 14ª edição está sendo realizada em Brasília do dia 30 de novembro ao dia 04 de dezembro, e além das plenárias, grupos de trabalho e diálogos temáticos, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Clique aqui e acesse a programação completa da 14ª Conferência.

Com informações da CNTSS

Militantes-marccham-na-Esplanada.jpg