Trabalhadores da Funed se reúnem em Assembleia Geral para discutir lutas e reivindicações para 2011

Cerca de 200 servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) se reuniram nesta sexta-feira (18.02) para se organizar em torno das principais pautas a serem defendidas pelo Sind-Saúde/MG e pelos trabalhadores em 2011. Dentre as reivindicações, destaque à exigência pelo plano de carreira, por melhoria das condições salariais e pela realização imediata de concurso público.

As negociações com a gestão estão ainda mais prejudicadas pelo fato do novo presidente ainda não ter sido nomeado. Desde o final de 2010, quando terminou o governo, a Funed está sem presidência definida. “O papel do Sindicato e dos trabalhadores, independente dessa situação e independente de quem seja o próximo diretor, é lutar por melhores condições de trabalho e de salário”, disse Renato Barros, diretor do Sind-Saúde/MG. Segundo ele, em 2011 a discussão com o governo pelo respeito aos direitos dos trabalhadores tem que ser ainda mais firme.

Para André Morete, servidor da Funed, é muito pouco brigar apenas por GIEFS – que aliás foi reduzida para R$17,49. “A luta tem que ser por salário e tem que ser constante. Se precisar fazer paralisação, movimentação, nós vamos fazer”, afirmou André. A última gestão mostrou que só assim é possível os trabalhadores conseguirem vitórias. Fábrica sem produção por falta de material, proibição do Sindicato em atuar dentro da Fundação, GIEFS a R$8,00, assédio moral constante e criação de portarias sem respeito à Constituição foram algumas das perversas características dos últimos oito anos.

A necessidade de realização de concurso público é também algo primordial e que tem que ser cobrado da nova presidência, sobretudo porque dezenas de servidores abandonaram a Funed nos últimos anos para ingressar em outra instituição que oferece melhores salários. A propósito, no ano passado o subsecretário de Planejamento e Gestão afirmou categoricamente que ainda no primeiro trimestre de 2011 seria aberta a seleção pública. O Sind-Saúde/MG cobrará o cumprimento dessa necessidade, ainda que tenha que recorrer ao Ministério Público.

Ao final da Assembleia Geral, alguns trabalhadores relataram problemas pontuais – mas não menos importantes – pelos quais estão passando: os bolsistas estão recebendo o salário de forma irregular (neste mês será pago apenas no dia 21), os servidores de contrato não recebem as GIEFS Especial e não está sendo cumprido o direito constitucional de flexibilização dos horários daqueles que estudam.

Como se pôde notar na reunião desta sexta, várias são as justas reivindicações dos trabalhadores da Funed, que estarão sendo defendidas firmemente pelo Sind-Saúde/MG e pelos seus filiados.

Confira abaixo algumas fotos da Assembleia desta sexta-feira, 18.02:

00funed_fev2011.JPG

00funed_fev2011_2.JPG