Sind-Saúde realiza Assembleia Geral dos Trabalhadores da Funed

00_assfuned1.JPG

Reunidos no pátio de caminhões da Fundação Ezequiel Dias (Funed), cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras participaram na quarta-feira (27 de outubro) de uma Assembleia Geral convocada pelo Sind-Saúde/MG. O encontro, de caráter informativo e organizativo, contou com a presença dos diretores do Sindicato, Renato Barros, Marly Dias e Felipe e Iani e dos representantes da comissão de negociação dos trabalhadores da Funed, André Morete, Érico Moraes Colan e Bruno Félix.

A Assembleia foi realizada um dia após diretores do Sind-Saúde/MG se reunirem com o subsecretário de gestão, Frederico César Silva Melo para cobrar atitudes do governo estadual para corrigir vários problemas enfrentados pelos servidores. As pautas relativas à Funed levantadas na reunião foram repassadas na Assembleia para que todos os trabalhadores da Fundação se inteirassem. Assim como a SES, a Fhemig, a Hemominas e a Unimontes, a Funed também depende de respostas do governo em relação a problemas como baixo salário, necessidade da revisão da estrutura de carreira, necessidade de recomposição de pessoal e correção no pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Renato Barros ressaltou que todas essas bandeiras são direitos históricos dos trabalhadores, conquistados com muita luta, mas que vêm sido negligenciados pelo governo de Minas. Por isso, afirmou o diretor, “os trabalhadores da Funed devem ficar atentos para que não haja mais retrocessos, para que se abra com o governo a discussão sobre questões fundamentais como a revisão do reajuste salarial”.

André Morete, representante da comissão de negociação dos trabalhadores de Funed, também destacou a necessidade dos servidores em se manter mobilizados para conquistar, sobretudo, reajuste salarial e plano de carreira, não se satisfazendo com a possível conquista da Gratificação de Incentivo à Eficientização dos Serviços (GIEFS) Especial em novembro. “A GIEF pode resolver problemas imediatos, mas não podemos esmorecer, pois o que a gente quer mesmo é salário e carreira”, disse.

No dia 11 de novembro, haverá uma nova reunião da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS, da qual o Sind-Saúde/MG participará. Para o repasse das decisões para os trabalhadores da Funed, uma nova assembleia será realizada no pátio dos caminhões no dia 16 de novembro, terça-feira, às 12h30.

00_assfuned2.JPG