Sind-Saúde orienta trabalhadores do Júlia Kubitschek

A pedido dos trabalhadores do Hospital Júlia Kubitschek, aconteceu na tarde desta terça feira (18/01) uma assembleia com a categoria. Muitos trabalhadores procuraram a entidade para obter esclarecimentos sobre direitos trabalhistas.

Esteve presente o advogado do Sind-Saúde, Heder Lafetá, que esclareceu questões sobre os direitos trabalhistas no momento em que o contrato administrativo é encerrado, tais como pagamento de insalubridade, FGTS e aposentadoria.

Sobre as demissões dos contratos administrativos, ponto levantado pelos trabalhadores, o Sind-Saúde acompanha há anos esse processo de contratação irregular. Várias ações já foram realizadas na tentativa de mudar essa situação, já que essa prática acarreta prejuízos ao SUS e aos trabalhadores.

O Sindicato continua de olho na forma como vem acontecendo essas contratações na saúde. Sabemos que para ingressar no serviço público somente por meio de concurso público, conforme a Constituição Federal, artigo 37 e na Estadual, artigo 21.

Alertamos aos trabalhadores que ao assinarem qualquer documento tomem ciência do mesmo, principalmente sendo referente à ação trabalhista para aqueles profissionais que estão em situação de contrato administrativo.