Sind-Saúde MG apoia o Fator Acidentário de Prevenção (FAP)

Empresários tentam barrar decreto de lei que presiona as empresas a fazerem melhorias nas condições de trabalho (Decreto nº 6957/2009).

O Sind-Saúde MG reforça que é contra a revogação deste decreto que reajustou o SAT (Seguro Acidente de Trabalho) e definiu o FAP (Fator Acidentário de Prevenção). O decreto é um avanço e incentivo para que as empresas realizem, constantemente, melhorias nas condições de trabalho. Tais ações refletem diretamente na saúde e no desempenho do trabalhador.

Com este Fator as empresas que tiverem políticas para prevenir acidentes de trabalho e que visem melhorar a saúde do trabalhador tem reduzido em até 50% a alíquota do SAT, já as empresas que nada fizerem terão esta alíquota aumentada.

Conforme números da Previdência Social no ano de 2007 foram registrados 653,1 mil acidentes do trabalho, representado um aumento de 27,5% em relação a 2006.  Morreram 2804 trabalhadores(as) e foram incapacitados permanentemente 8504. Estes dados registram a urgência de políticas públicas efetivas que possam reduzir acidentes e doenças de trabalho, trazendo segurança para o trabalhador.

Comunicação Sind-Saúde MG “Fazendo na luta a força dos trabalhadores!”