Sind-Saúde lança campanha salarial em Vespasiano para mobilizar categoria

Expectativa é por negociações em janeiro

Há três anos sem reajuste salarial, os trabalhadores da saúde de Vespasiano chegam ao fim desse ano difícil reivindicando da prefeitura uma real melhoria nas condições de salário e trabalho. Na manhã desta segunda-feira (21/12), um ato deu início a campanha salarial da categoria. Os trabalhadores preparam a mobilização para janeiro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Econômico (Dieese), o percentual para recompor o salário dos servidores da saúde na cidade deveria ser de 14%.

A pedido do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Vespasiano, o Dieese fez um estudo sobre as perdas salariais durante esses anos sem reajuste. “Para que os salários em 01-janeiro-21 retornem ao mesmo poder de compra de 01-abril-17, o reajuste necessário sobre os salários de dezembro de 2020 é de 14,44% pelo INPC-IBGE e de 14,98% de acordo com o IPCA-IBGE”, diz um trecho do  levantamento.

O ato desta segunda aconteceu em frente ao CAPS a partir das 6h30 e contou com o apoio da população que estava no local. A diretoria do Sind-Saúde Lionete Pires criticou o congelamento dos salários dos servidores da saúde. “Esse é o pontapé inicial para a campanha salarial 2021, uma vez que o salário mínimo é reajustado agora no início do ano e os agentes de saúde e endemias têm seu piso salarial também reajustado. O município não corrige os salários dos trabalhadores da saúde desde 2017. Temos hoje profissionais de nível superior com salário de R$1.080,00. Ou seja, com a correção do salário mínimo, eles passam a receber o equivalente ao salário mínimo. ”

Além da questão salarial, é também ponto de pauta de reivindicação o pagamento do adicional de insalubridade para quem não recebe, a construção de um plano de carreira específico para a categoria da saúde, o pagamento do adicional de incentivo extra dos agentes de saúde, fim do assédio moral, Implantação da Casa de Cuidados com os Trabalhadores e recomposição da Mesa de Negociação do SUS.