Servidores da PBH – Manifestação pressiona a gestão municipal

Nesta quarta-feira (07/04) mais de 2 mil servidores participaram da manifestação realizada em frente a prefeitura de BH para cobrar do prefeito Marcio Lacerda a abertura das negociações. A categoria reivindica reajuste de 22% para recompor as perdas salariais.

Participaram da concentração servidores da educação e trabalhadores do estado que prestam serviço ao município (municipalizados), também foi registrado a presença de médicos da rede municipal.

Foi aprovada pelos servidores da prefeitura uma nova assembleia com paralisação e indicativo de greve por tempo indeterminado na próxima quinta-feira (15/04), às 9 horas, na Igreja de Cristo (Avenida dos Andradas, 555, Centro).

Embora o governo tenha sinalizado em abrir a agenda para reabertura da negociação no dia 20 de abril, conforme a presidente do Sindibel, Célia Lelis, a categoria votou por uma assembleia antes da data marcada pelo governo, por considerar um prazo longo demais. De acordo com a presidente, a categoria cobra do prefeito um compromisso assumido no ano de 2009.

Os trabalhadores municializados são solidários ao movimento. Esta categoria, presente em quase todo estado de Minas Gerais com quase 6.000 (seis mil) servidores, tem sido negligenciada pelo governo do estado.

Os municipalizados passam pelo desafio de tentar modificar o Projeto de Lei (PL) 3.974/09, em tramitação na ALMG. A matéria desrespeita estes trabalhadores, à medida que o governo tenta transferir a responsabilidade que é do Estado para o gestor municipal, em conceder benefícios e disciplinar à carga horária.

É neste contexto, de unificação das lutas para conquista de direitos, que os municipalizados apoiam a luta travada pelos trabalhadores da PBH e da educação.