Semana que vem é decisiva para 30 horas

Realizada última reunião do Grupo Técnico para concessão das 30 horas

reunião 30horas 04 04 b

Acende uma luz amarela em relação as discussões sobre a redução da jornada de trabalho para 30 horas sem redução salarial na saúde. A última reunião da Comissão Técnica que discute o assunto, realizada nesta segunda-feira (04/04), deixou alguns dados em aberto que deverão ser encaminhados pelo departamento de recursos humanos dos órgãos e fundações para fechar o diagnostico. Seguindo o calendário, a gestão da SES e Funed apresentaram os números referentes a sua força de trabalho. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) alertou aos representantes do governo membros da comissão que na próxima semana haverá reunião conjunta com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Saúde (SES) e que estes dados deverão estar concluídos. Ainda na semana que vem, na quarta-feira (13), os(as) trabalhadores farão Assembleia Geral com paralisação e indicativo de greve. Entre as demandas da categoria está a definição sobre a implementação da redução da jornada.

Essa é a primeira vez que os números sobre a força de trabalho é apresentada para conhecimento dos(as) trabalhadores(as). Na maioria dos casos, a conclusão que se chega é que a substituição de cargos vagos (aposentados e óbitos, por exemplo) chegaria aos números de reposição necessários para aplicar a redução da jornada. Este é o caso da SES/MG que, segundo o estudo realizado, a quantidade de déficit de servidores é igual a proporção calculada para a efetivação das 30 horas.

O Sindicato alerta que a falta de servidores é um problema antigo na saúde em Minas Gerais. Resolver este déficit sempre foi bandeira do Sind-Saúde/MG. Isso deve acontecer independente da concessão das 30 horas, pois há anos não foram repostos cargos vagos na saúde. A informação da própria gestão é que na maioria dos órgãos e fundações da saúde não há necessidade de criar novos cargos para efetivar a redução da jornada.

Dados da Funed foram contestados

Já a gestão da Funed  apresentou números inflados na reunião desta segunda-feira. Segundo o departamento de recursos humanos, contando com o planejamento para funcionamento das quatro fábricas, o número para redução da jornada passaria de 263 para 585 novos servidores. Para o Sind-Saúde/MG a estratégia da Funed de incluir uma realidade que hoje não existe é uma maneira de engessar a implementação das 30 horas na Fundação.

reunião 30horas 04 04 a