Rio de Janeiro: Passeata em ritmo de Carnaval defende SUS, 30 horas e duplo vínculo

Escrito por: CUT-RJ
 
Centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, militantes de movimentos sociais e defensores da saúde pública caminharam da porta do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na Av. Venezuela, região portuária do Rio, até a Candelária na tarde de quinta-feira (9/2). A manifestação, animada pela bateria da Estácio e por marchinhas de Carnaval parodiadas com as reivindicações dos manifestantes, foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindenf-RJ) e pela CUT-RJ para defender o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e reivindicar a diminuição na jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem para 30 horas semanais e o direito a ter dois empregos públicos (também chamado de duplo vínculo), que está garantido na Constituição.

Durante a passeata, os profissionais de Enfermagem relataram casos de perseguição e até demissão de trabalhadores que têm o duplo vínculo. Também foi reforçado que a diminuição na jornada de trabalho, bandeira histórica e permanente da classe trabalhadora brasileira, significará mais qualidade na prestação de serviços, beneficiando toda a população. “Convocamos a todos para entrar nesta “onda” da Enfermagem, pois quem é que nunca precisou dos serviços de saúde?”, indagou a presidenta do Sindenf-RJ, Monica Armada. “Queremos dar uma assistência de qualidade. Queremos que os enfermeiros possam trabalhar sem serem perseguidos ou demitidos, como o governo federal está fazendo”, completou Monica.

“Sem Enfermagem não há saúde neste país porque somos nós que cuidamos da saúde da população”, declarou Solange Caetano, presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), entidade que apoiou a manifestação. O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, que acompanha de perto as movimentações dos enfermeiros em nível nacional, declarou todo o apoio da central à luta pela diminuição da jornada, que, aliás, sempre foi uma das principais bandeiras da CUT, e pelo direito ao duplo vínculo. Segundo ele, a CUT continuará na luta junto com os enfermeiros até a conquista destas reivindicações.

Panfletos, distribuídos a todos que passavam pela manifestação, adesivos, carro de som e a bateria da Estácio ajudaram a passar a mensagem.

Também participaram do ato representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da União da Juventude Socialista (UJS), da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames) e do Movimento União dos Rodoviários da Baixada (MURB). A manifestação contou com o apoio dos sindicatos dos Telefônicos (Sinttel-Rio) e dos Bancários (Seeb-Rio).

Fonte: CUT