Revisão do PCCS da Fhemig

Sind-Saúde e governo discutem na Mesa SUS a reformulação do Plano de Carreira dos servidores da Fhemig

IMG 0078 capa site

Em reunião extraordinária da Mesa Permanente de Negociação do SUS realizada nesta quinta-feira (06), representantes do Sind-Saúde, da gestão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) debateram as propostas de reformulação dos Planos de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) da Fhemig que foram elaboradas pelos trabalhadores e pela própria gestão.

O objetivo da proposta do Sind-Saúde é corrigir as distorções existentes nos planos de carreira dos servidores da Fhemig e melhorar e facilitar os critérios para evolução na carreira.

Uma questão divergente entre o Sindicato e a gestão e que foi bem debatida na reunião foi com relação à consideração de qualquer curso superior para fins de progressão na carreira da enfermagem: o Sind-Saúde defende a carreira da enfermagem e essa consideração, visto que todos os cursos agregam valor ao serviço do profissional de enfermagem; já as gestões da Fhemig e da SES defendem que continue como está, ou seja, considerando apenas o curso de enfermagem para evolução nesta carreira.

Outra importante reivindicação do Sind-Saúde é para que haja equiparação salarial entre todos os técnicos de nível médio, visto que atualmente os servidores de outras carreiras recebem menos que os profissionais da carreira de Profissional de Enfermagem.

As dúvidas da representante da Seplag sobre as propostas foram esclarecidas e agora a Secretaria terá um tempo para formular a proposta oficial do governo e apresentá-lá ao Sindicato e aos trabalhadores para dar início às negociações.

Propostas com relação a questões gerais das carreiras do Estado serão apresentadas pela secretária de planejamento e gestão, Renata Vilhena no dia 28 de junho na reunião do Comitê de Negociação Sindical (Cones). Logo após será realizada uma nova reunião da Mesa SUS.