Reunião no Galba Veloso

Trabalhadores do Galba Ortopédico reúnem com Presidente da Fhemig para discutir segurança


unnamed


Em reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, o Sind-Saúde/MG reuniu os trabalhadores do Galba Veloso Ortopédico e o Presidente da FHEMIG, Jorge Nahas, e seu vice, Paulo Tarcísio, para que os servidores apresentassem os diversos problemas encontrados no hospital.


O próprio Nahas reconheceu que as condições de internação dos pacientes na unidade estão precárias e que é preciso revisar a média de tempo de permanência dos usuários para que o Galba Ortopédico possa oferecer um melhor atendimento.


No entanto, os trabalhadores repassaram ao presidente que o principal problema do Galba é a violência causada pelo consumo e trafico de drogas dentro da unidade de saúde. De acordo com os servidores, além desse consumo de entorpecentes, os pacientes envolvidos nessa prática também ameaçam os profissionais que ficam acuados.


Jorge Nahas não deu uma solução imediata para esse problema. De acordo com ele, o problema das drogas é algo que assola toda a sociedade. No entanto, os trabalhadores cobraram uma ação mais efetiva, pois é a integridade física desses profissionais que está em jogo.


Além disso, diversos problemas estruturais foram apresentados pelos trabalhadores. Falta até mesmo telefone para a comunicação interna e externa. As luvas não são adequadas para o desempenho das atividades, o Centro de Material Esterilizado (CME) não tem estrutura adequada e, em alguns períodos, há falta de água para abastecer servidores e pacientes.


A gestão do Galba Veloso Ortopédico é outro problema. Os trabalhadores denunciaram casos de assédio moral, o que causa muita insegurança entre os servidores devido os diversos casos de abuso de poder dessa gestão. Além disso, ainda falta a implementação de uma gestão participativa e transparente, onde os trabalhadores possam fazer parte do processo de trabalho junto com a gestão.


O Presidente da Fhemig afirmou que irá analisar as denúncias e dará um retorno aos servidores. Ficou acordado que esse feedback sobre as demandas do Galba Ortopédico será dado num prazo máximo de 60 dias, quando soluções para otimizar os atendimentos e diminuir a violência sejam apresentadas, para que os trabalhadores possam exercer suas funções com segurança e tranquilidade.


Estamos de olho!