Reunião Fórum Sindical

Em reunião do Fórum, foi discutida a questão do Sistema Único do Trabalho

Forum2014 484-300

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador realizou sua reunião mensal no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), na quarta-feira (8), para discutir o Sistema Único do Trabalho (SUT), proposta apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa descentralizar atividades do órgão.

De acordo com os participaram da reunião, o SUT irá trazer prejuízo para os trabalhadores, pois irá desestruturar a fiscalização, já deficitária, do MTE. “Reivindicamos a completa reestruturação do Ministério do Trabalho, de acordo com a Convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que define diretrizes para inspeção e fiscalização do trabalho em todos os países signatários, entre eles o Brasil”, salientou Marta Freitas, coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Durante a reunião foi deliberada também a realização de um seminário no dia 29 de outubro, no auditório do Sindibel, onde serão apresentadas às entidades sindicais participantes as propostas do SUT. A próxima reunião do fórum acontece em 12/11, ainda em local a ser definido.

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador é composto por centrais sindicais (CUT, Nova Central, CTB, CGTB e CSP Conlutas), entidades sindicais, representantes do Ministério do Trabalho, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador de Betim, Contagem e Belo Horizonte, Fundacentro, entre outras instituições ligadas à Saúde e Segurança do Trabalhador.

Escrito por: Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador

Foto: CUT/MG