Problemas no João XXIII

Sind-Saúde e servidores se reúnem com diretor do João XXIII para cobrar resolução de problemas

DSC03300 site

Na terça-feira, dia 29, servidores do Hospital João XXIII e diretores do Sind-Saúde se reuniram com o diretor da unidade, Antônio José Penido para cobrar a resolução dos principais problemas enfrentados pelos trabalhadores, como falta de profissionais e de equipamentos, assédio moral (sobretudo no CTI) e descontos indevidos na folha de pagamento.

A reunião foi solicitada pelo Sind-Saúde após diretores terem visitado a unidade com o deputado Adelmo Leão e terem constatado vários trabalhadores denunciando problemas no hospital, principalmente no CTI e no Bloco Cirúrgico.

O diretor anotou todos os pontos e pediu dez dias para dar respostas. Ele solicitou que os servidores suspendessem a paralisação no CTI que estava programada para a próxima semana. Os trabalhadores concordaram, mas aguardam que todos os problemas sejam resolvidos.

Falta de trabalhadores

Um dos principais problemas apontados pelos servidores é o número insuficiente de profissionais. No bloco cirúrgico, por exemplo, funcionários dizem que o número de profissionais está menor do que a escala mínima realizada durante a greve. Além disso, faltam técnicos de enfermagem e falta reposição na ocasião de férias e licenças. Segundo o diretor, serão recebido 17 novos técnicos de enfermagem, mas o déficit é muito maior.

Com o baixo número de profissionais, muitas vezes trabalhadores têm que fazer serviços de outros – como servidores do bloco cirúrgico que têm que fazer radiografia ou funcionários do CTI que tem que fazer hemodiálise. Às vezes, servidores do CTI ficam com até quatro pacientes entubados.

O diretor disse que problemas na coordenação do CTI serão resolvidos em até 15 dias.

Falta de equipamentos

Os funcionários e o Sind-Saúde também cobraram a melhoria e compra de equipamentos diversos e um melhor gerenciamento na distribuição de materiais.

Às vezes, os trabalhadores ficam obrigados a levar uniformes contaminados para lavar em casa.

Descontos indevidos

Vários descontos indevidos estão vindo no contracheque dos servidores, constando atestados médicos e troca de plantão como faltas injustificadas.  Foi verificado que o problema estaria na homologação de ponto dos trabalhadores do CTI. Há trabalhadores do CTI que dizem que estão respondendo processos administrativo por faltas que não tiveram.

Funcionários reclamam de outros problemas envolvendo o Departamento de Pessoal, como o fato de servidores estarem há mais de três anos com crachá “provisório”.

Outros problemas

Há também problemas de relacionamento entre os chefes e os servidores. Muitas vezes, chefiam ameaçam se os trabalhadores reclamam dos problemas, o que dificulta ainda mais a resolução.

No CTI falta espaço adequado para descanso dos pacientes.

Faltam materiais como cadeiras para os servidores elaborarem seus relatórios diários. “Temos que levantar para o médico assentar, pois só tem uma cadeira”, disse uma servidora.