Pressão contra trabalhador

Vídeo que circula nas redes sociais mostra investida da gestão da Fhemig para tirar pacientes do Galba Ortopédico

vídeo uusuário galba fechamento

O Sind-Saúde/MG vem, mais uma vez, manifestar o seu repúdio à maneira desrespeitosa com que a direção da FHEMIG tem forçado a desocupação por parte dos pacientes, do Galba Ortopédico. Junto com a força de trabalho e direção do Sind-Saúde/MG ocupante, resta apenas um paciente que resistiu à toda forma de coação vinda da administração do hospital. Matheus Jonatas Teixeira Santos está internado na unidade desde o dia sete de novembro,  e por haver assistido o drama dos outros pacientes que deixaram o HOGV e não encontraram vagas em outros centros de tratamento, se recusa a deixar o hospital.

Neste vídeo, Matheus recebe a visita do diretor do Hospital João XXIII que tenta de todas as formas convencê-lo de que terá a garantia do atendimento no HJXXIII. O diretor, que também responde pelo HOGV, alega que há nove vagas de ortopedia disponíveis no João, porém, esta fala é contradita pelos fatos: pacientes que saíram do HOGV voltaram por não encontrar vaga em outra unidade. Não precisa ir tão longe para saber que não existe excedente de vaga no HJXXIII, quem conhece a  dinâmica do hospital, sabe que isto é um tanto distante da realidade.

Tudo tem sido feito pela direção para desmobilizar a luta que acontece no Galba Ortopédico. E, ao passo que a FHEMIG lança suas ofensivas, a resistência se fortalece e a ocupação cresce. Não é a primeira vez que acontece essa investida contra os(as) trabalhadores(as).

Hoje, o que mantém aberta a unidade com mais leitos ortopédicos do estado de Minas Gerais é a força, resistência e união dos trabalhadores e trabalhadoras. Como Matheus bem sabe, somos nós usuários os que mais perdemos com o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto não podemos assistir de braços cruzados. Informe-se, não deixe que o golpismo que se estende para além das instâncias federais, leve embora o nosso direito conquistado.