Parametrização em debate no “CGP”

Sind-Saúde e Coren-MG se reúnem com Conselho de saúde do HJPII

e

O Conselho de Saúde do Hospital João Paulo II (HJPII), antigo CGP, convocou reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (11/03) para discutir a parametrização do pessoal de enfermagem. Com o auditório lotado de trabalhadores(as), usuários, representação do Sind-Saúde/MG, a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MG), Lélia Póvoa explicou o entendimento do conselho sobre o tema e ouviu as denúncias dos servidores(as) presentes. O Coren teve posicionamento crítico, apontando a necessidade de realizar estudos de perfil epidemiológico, associado à estrutura do Hospital para se chegar a melhor parametrização.

c hjpii

A resolução Cofen 293, que trata da parametrização, está em discussão em âmbito nacional e a legislação do Ministério da Saúde – RDC-07 – não leva em consideração a atual realidade das unidades de saúde.

As denúncias trazidas pelos(as) servidores foram graves. Além de problemas relacionados a gestão de pessoal, houveram relatos de violência contra o trabalhador e falta de condições para o exercício profissional. A grande quantidade de servidores em desvio de função, a falta de comunicação e alinhamento multiprofissionais, escassez de materiais e falta de medicamentos, falta de capacidade, problemas estruturais graves, parametrização inadequada ao perfil do usuário e existência de fluxos para pacientes em internação social foram algumas das reclamações apontadas durante a reunião.

f hjpii

O Sindicato se posicionou reafirmou seu papel na busca por melhorias nas condições de trabalho, o que implica positivamente na qualidade do serviço prestado ao usuário pediátrico do SUS. O Sind-Saúde ressaltou a participação em fóruns criados com o intuito de discutir a parametrização da enfermagem além da necessidade da gestão acionar a representação sindical quando a discussão se relacionar ao trabalhador(a).

b hjpii